ATITUDE EMPREENDEDORA

Demanda do público masculino pelo mercado da beleza

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O mercado da beleza vem passando por transformações em todo o mundo e uma das que mais se destacam é o interesse do público masculino por esse tipo de atendimento. Os homens passaram a não considerar mais os cuidados com o corpo e cabelo exclusividade feminina e ganharam espaços e produtos para investirem no autocuidado. O mercado, por sua vez, só cresce. 

Nós podemos analisar fatores que impulsionam o setor tomando como base a mudança do comportamento masculino em relação à própria beleza e quais são as suas motivações para tal. Confira na lista abaixo:

 

Com toda a competitividade do mercado de trabalho presente na vida atual, cada detalhe importa para se destacar, então a preocupação com a auto imagem aumenta e se torna uma forma de promover um bom marketing pessoal. Além disso, de acordo com levantamento de 2016 do Instituto Qualibest para ABIHPEC, mais de oito entre dez homens afirmam que "foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza".

Outra questão é o envelhecimento da população, que está morrendo cada vez mais tarde, e a busca por satisfação com a própria imagem passou a se tornar uma prioridade. Buscar formas de não deixar que o envelhecimento se destaque tanto aos olhos dos outros e a grande exposição nas redes sociais aumenta ainda mais a ideia de que é preciso ter mais foco no autocuidado.

Essas informações são confirmadas por dados que dão conta que o segmento masculino praticamente dobrou nos últimos cinco anos e o faturamento de cosméticos para este público aumentou 30%. É por causa desse crescimento que as empresas sentem a necessidade de se atualizarem e investirem mais nesse mercado.

De acordo com o Caderno de Tendências da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, para 2019, a expectativa é de que o mercado brasileiro masculino de cuidados pessoais passe de US$ 6,7 bilhões. Com isso, o país deve se tornar o maior mercado do setor no mundo e esse pode ser um bom sinal para investir em uma carreira voltada para esse público.

Em espaços que se aproximam de uma estética dita mais masculina, os homens se sentem mais à vontade para fazer uso dos serviços da beleza, que incluem cabelo, barba, depilação, unhas, etc. Investir nessa variedade, como também em serviços "anexos", como jogos, cerveja e lanches, é dar a oportunidade de o público masculino encontrar um lugar para fidelizar e sempre voltar.

Nos pequenos negócios a chance de estabelecer uma relação de proximidade com o cliente aumenta ainda mais e vale investir em uma rotina de manutenção da beleza, o que pode crescer ainda mais com a criação de políticas de descontos e vantagens.

Na Paraíba, a tendência segue pelo mesmo caminho de crescimento e em breve o estado contará com um evento voltado para o mercado da beleza, que englobará tanto o mercado feminino quanto o masculino. Para aquelas pessoas que buscam o foco no segundo grupo, o Campina Hair contará com atividades que vão abordar as tendências e inovações do segmento.

Serão oficinas, distribuidores exclusivos e uma "batalha" entre barbeiros, tudo para ajudar você a se capacitar e impulsionar o seu negócio. Como destaque da programação está o workshop "Barbearia e suas tendências para 2019", ministrado pelo empreendedor Felipe Sevilha, fundador de uma das barbearias mais conhecidas em João Pessoa.

O Campina Hair acontecerá nos dias 05 e 06 de maio, no Garden Hotel, em Campina Grande.

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