INICIATIVA EMPREENDEDORA

Dicas e ideias de negócio para trabalhar em casa

Está pensando em começar a empreender mas não tem muito dinheiro para investir? Trabalhar em casa é uma ótima solução. Confira nossas dicas!

Se tornar um empreendedor, cada dia que passa, se torna o sonho de cada vez mais pessoas. São muitas mudanças de mercado que fazem as pessoas empreenderem por necessidade, pelos mais diversos motivos. No entanto, nós sabemos que começar um negócio não é fácil e que na maioria das vezes isso requer um custo alto que nem todos podem arcar. Mas e se em vez de alugar um ponto comercial e montar toda uma estrutura, trabalhar em casa for uma opção mais viável?

Existem alguns tipos de negócio que favorecem o trabalho em casa, o chamado home office. São atividades que trazem mais flexibilidade e que não necessariamente precisam ser desempenhadas com uma equipe presencialmente ou ter um espaço específico para isso. Veja no nosso quadro algumas ideias de negócios que podem ser feitos em casa:

Para fazer o seu trabalho render mais, é importante que algumas atitudes sejam levadas à sério. O fato de não estar em um ambiente corporativo pode significar bastante dificuldade em se manter concentrado e render o necessário ou, até mesmo, passar do limite na quantidade de horas trabalhadas.

Nós criamos uma lista de dicas para ajudar a fazer a sua rotina de home office ficar mais organizada e, assim, colocar o seu negócio em um caminho de muito crescimento. Confira:

  • Faça um planejamento bem elaborado - como qualquer negócio, aquele desempenhado em casa também precisa ser bem planejado. Busque ajuda para organizar detalhes com um bom plano de negócios em um curso ou consultoria.
  • Crie um ambiente favorável para desempenhar suas atividades - reserve um local fixo na sua casa para que o trabalho fique concentrado apenas naquele espaço. É importante também que o lugar seja agradável para que você passe várias horas por dia ali.
  • Estabeleça uma rotina - um dos grandes problemas do trabalho em casa pode ser a disciplina. Fixar um cotidiano com horários bem definidos e respeito a isso vai fazer toda diferença no rendimento do seu trabalho. Organize bem os intervalos para haver um equilíbrio: eles nem podem deixar de existir e também não podem se tornar pausas grandes demais.
  • Estude e se capacite - aproveite que agora você pode fazer seus próprios horários e invista na sua capacitação para crescer ainda mais. Faça cursos presenciais ou online, veja o que acontece em outras cidades, e aproveite para além de se capacitar criar uma rede de contatos.
  • Crie estratégias para não ficar isolado - trabalhar o dia todo sozinho pode se tornar muito solitário e é importante que você faça parte de grupos, seja na internet ou presencialmente, para trocar ideias tanto sobre o trabalho quanto sobre vida pessoal. Conviver e trocar experiências continua sendo muito importante.
  • Planeje o futuro - através da formalização como Microempreendedor Individual você, além de estabelecer melhor o seu negócio, tem a oportunidade de planejar o futuro e continuar fazendo sua contribuição ao INSS.

Conte com o Sebrae para ajudar você a ter um negócio organizado e que vai mudar a sua vida!

Conheça nossos cursos

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: