ATITUDE EMPREENDEDORA

Empretec - A melhor escolha para o seu empreendimento.

A sua capacitação é um dos fatores determinantes para a sobrevivência da sua empresa.

Com o objetivo de identificar a taxa de sobrevivência/ mortalidade das empresas com até dois anos de atividade no Brasil o Sebrae realizou, em 2016, o estudo da sobrevivência das empresas no Brasil*. De acordo com os resultados, a taxa de mortalidade das empresas foi de 23,4%, nas empresas nascidas em 2012. 

Este número pode assustar muitos aspirantes ao empreendedorismo, mas o fato é que na mesma pesquisa, também foi percebido que um dos fatores determinantes** para a sobrevivência / mortalidade das empresas é a capacitação em gestão empresarial, fato que esteve presente em 51% dos casos das empresas ativas que fizeram parte da pesquisa.

Diante dessas informações, é fácil perceber a importância que a capacitação de empreendedores tem como forma de evitar a mortalidade precoce das micro e pequenas empresas e a importância também do papel que o Empretec, realizado pelo Sebrae, exerce nessas qualificações. 

O empretec é uma das ferramentas de capacitação empresarial de maior destaque no Brasil, com uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países.

No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae. Na Paraíba, foram realizadas 176 turmas e 3.983 empreendedores já foram capacitados até 2016. Em 2017, está programada a realização de 23 turmas, com previsão de qualificar 500 empreendedores.

O seminário de 60 horas de capacitação é realizado em seis dias de imersão. O participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais, dentre elas a persistência, iniciativa, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, entre outras.

*Além da análise dos dados da Secretaria da Receita Federal (SRF), a pesquisa foi  realizada com 2.006 empresas, ativas e inativas, com o objetivo de identificar a taxa de sobrevivência/ mortalidade das empresas com até dois anos de atividade no Brasil.

** A sobrevivência (ou a mortalidade) do negócio resulta não apenas de um único fator tomado isoladamente, mas depende da combinação de um conjunto de fatores.

Ficou curioso para saber como o seminário funciona e com vontade de garantir o futuro do seu negócio?  

Saiba mais e faça já a sua inscrição

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: