CAPITAL HUMANO

Equipe motivada é o segredo de bons resultados

Uma equipe engajada é responsável por ótimos resultados dentro dos projetos. Confira dicas sobre como motivar seu time!

A motivação é um assunto recorrente em diversos conteúdos publicados. Sabe-se que é de grande importância manter sua equipe engajada, principalmente em tempos mais difíceis para a nossa economia. Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na gestão de pessoas, mas o principal deles é a necessidade em saber quais são as motivações pessoais de cada colaborador da equipe.

Esse é um ponto importante para começar a entender como funciona e por onde seguir com essa estratégia. 

Mas, você sabe o que significa Gestão de pessoas?

É preciso entender que todas as organizações são formadas por indivíduos. Esses são formados por expectativas. Esse sentimento gera um senso de necessidade de manifestação de suas opiniões sobre o desenvolvimento das atividades. 

Seguir com a Gestão de Pessoas é trabalhar o envolvimento, capacitação dos colaboradores e desenvolvimento dos mesmos. Todo esse esforço é em prol da melhoria de experiência e motivação da equipe que faz parte do ambiente corporativo. As consequências são vistas imediatamente! 

Caso você, empreendedor, não tenha esse o devido controle, provavelmente aparecerão conflitos na gestão do seu time, alta rotatividade e, consequentemente, a baixa lucratividade e cancelamento de contratos.

Confira agora algumas ações práticas para aplicação em seu cotidiano de trabalho. São conceitos facilmente aplicados que te levam a estar atento às reais necessidades e a obter resultados satisfatórios. 

  • Crie um bom ambiente: trabalhar em um local onde exista uma boa convivência no ambiente é parte importante da qualidade de vida. Fique atento aos pequenos conflitos e aja o mais assertivo possível nas situações. 
  • Treinamentos e capacitações: uma boa equipe se mantém atualizada e em constante busca de conhecimentos técnicos. Promova parcerias com instituições de ensino ou empresas da área! Por isso, você também pode contar com nossos cursos para capacitação dos seus colaboradores. Confira!
  • Estimule a cooperação: como em qualquer ambiente, a empatia e cooperação são pontos que devem ser constantemente nutridos. Promova reuniões com todas as áreas e dê oportunidade para que os colaboradores exponham suas dificuldades do dia a dia.
  • Direcionamento e feedback: um bom direcionamento, acelera processos e reduz ruídos na comunicação durante os projetos. Além disso, é  responsabilidade do gestor auxiliar ao time na tarefa de enxergar as possíveis falhas e também os pontos de acerto. 
  • Reconhecimento: não há nada melhor do que ser reconhecido por todo esforço e estudo colocados durante a trajetória de produção. Valorização é a palavra! Dê atenção e considere qualquer ideia ou iniciativa que provenha da sua equipe. 

Podemos notar que com poucas e fáceis soluções comportamentais, é possível criar um ambiente favorável ao sucesso de todos e consequentemente da empresa. Caso queira se aperfeiçoar em técnicas motivacionais, participe da palestra "O poder da ação". O evento acontecerá durante a Expo Business, na cidade de Patos, no dia 14/07.

Quero me inscrever

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: