CONTROLE FINANCEIRO

Mantenha o controle financeiro de sua micro e pequena empresa

Saiba como preservar da melhor maneira os custos da sua empresa e transforme o seu negócio em algo cada vez maior.

Não há dúvidas de que as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) são de grande importância para o país. Elas representam cerca de 98,5% do total de empresas privadas, respondem por 27% do PIB e são responsáveis por 54% do total de empregos formais existentes no país, ou seja, empregam mais trabalhadores com carteira assinada que as médias e grandes empresas, segundo o levantamento realizado pelo Sebrae.

De acordo com o blog Egestor, as Micro e Pequenas empresas têm um papel fundamental na promoção do crescimento do país, pois, ajudam a gerar empregos e renda à população. Segundo dados do IBGE, as empresas de pequeno porte representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e são responsáveis por pelo menos 60% dos quase 100 milhões de empregos no país. 

Mas para que tudo isso continue acontecendo, é necessário que as empresas façam um bom planejamento e, através dele, trabalhem de maneira mais eficaz os seus controles. Esses controles vão fazer com que os empresários entendam as necessidades reais dos seus clientes, para que possam atendê-los da melhor forma.

Conversamos com o Analista Técnico do Sebrae, Alexandro Teixeira de Sousa, que deu três dicas que podem auxiliar as micro e pequenas empresas a permanecerem com seu controle financeiro de maneira estável e, com isso, contribuir cada vez mais com a economia do país:

1 - Separar as despesas da pessoa física da pessoa jurídica, pois, misturar essas finanças pode gerar algo negativo para a sua empresa.

2 - Fazer um planejamento financeiro e de crescimento da empresa anualmente, organizando suas contas, para entender como está sendo distribuído cada valor inserido nela e onde a empresa pretende chegar.

3 - Se atualizar sobre o mercado. Quando há inovação por parte da empresa, ela começa a dar mais valor à seus produtos e serviços, conseguindo obter uma margem de lucro melhor.

Não há uma maneira correta de se colocar as dicas em prática, mas o Sebrae Paraíba pode ajudar sua empresa em qualquer que seja o segmento escolhido e, se for necessário, é possível conversar com um especialista do Sebrae Paraíba no nosso Canal de Atendimento.

O Sebrae Paraíba realiza também o programa de consultoria tecnológica Sebraetec. Ele tem por objetivo trazer inovações práticas e efetivas aos pequenos negócios. Este formato traz inúmeras soluções de capacitação e consultorias tecnológicas com subsídio de até 60% do valor total do atendimento. O empresário paga somente 40% do valor cobrado pelo especialista que irá atendê-lo nas soluções individuais. Nas soluções em grupo essa conta ainda é dividida entre todos os participantes.

Acesse e saiba mais.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: