CONSULTORIA EM INOVAÇÃO

O que é Economia Criativa e Colaborativa?

Conheça mais sobre o tema central da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos. O evento acontecerá esse mês em João Pessoa.

Estamos em tempos de transformações, em todos os âmbitos, assim como nos formatos de novos negócios. Existe uma tendência forte se ampliando no mercado, ela traz frescor e dinamismo aos produtos/serviços. Estamos falando sobre as Economias Criativa e Colaborativa!

O que significa essa tal de economia criativa e economia colaborativa?

É importante entender que se tratam de duas formas de economia, porém uma pode ser atrelada a outra devido ao uso de criatividade durante a gestão.

economia criativa é configurada como um conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e criativo que gera valor econômico. Ou seja, o foco agora é promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

Já a economia colaborativa é um reflexo do crescimento de soluções que fogem da caixa. O consumismo ficou de lado na econômica e deu espaço para o compartilhamento. Esse é o fundamento! Além disso, observa-se um aumento considerado na preocupação ambiental e sustentabilidade.

Modelos de negócios baseados no compartilhamento

Modelos tradicionais agora precisam encontrar formas inovadoras para se aproximar de um público mais antenado às novidades. São exemplos de compartilhamento:

  • Empréstimo de objetos diversos;
  • Coworking;
  • Ateliês compartilhados.

A Paraíba

Possui uma grande variedade de serviços e produtos advindos do artesanato, arte popular, artes visuais, audiovisual/cinema, design (gráfico, de moda e de interiores), música, gastronomia e muito mais.

Com essa tendência em crescimento em todo país, nossa região não ficou de fora e foi considerada um dos estados mais criativos do Brasil.

Todos esses fatores dão oportunidades, particularmente para as pequenas e médias empresas. E pensando nessa nova realidade, o Sebrae na Paraíba está organizando um evento que trará como tema a criatividade e colaboração.

Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos contará com diversas palestras, oficinas e rodada de negócios com grandes nomes do mercado, como: Ronaldo Fraga, Lala Deheinzelin e Nicole Ferreira Facuri.

A oportunidade é única e oferecerá networking nacional e internacional. O evento acontecerá entre os dias 25 a 28/09, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo - JP.

Garanta já sua vaga e expanda seus negócios a outro nível.

Quero me inscrever

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: