GESTÃO

Os benefícios de uma boa cultura organizacional

Através de pequenas ações advindas de uma boa gestão, é possível intensificar a eficiência do seu negócio e a participação de seus colaboradores.

O ambiente de trabalho criado pela sua empresa deve, primariamente, intensificar aquilo de mais importante no seu negócio, cujos valores e hábitos devem ser repassados e cultivados de maneira eficaz à equipe que o compõe. Como? Através de uma boa cultura organizacional.

Um empreendimento cujo ambiente desmotiva ou não oferece as condições necessárias para a própria condução do trabalho terá de encarar uma queda em produtividade ou engajamento de seus colaboradores, algo extremamente indesejável. De início, pare e pense: qual é o núcleo do trabalho da sua empresa? O trabalho envolve criatividade?

Talvez seja focado em vendas ou até cursos e consultorias? Seja este núcleo o que for, sua importância não deve ser subestimada, mas sim reiterada e reforçada diariamente através da cultura organizacional de sua empresa. O primeiro passo para a criação e, principalmente, manutenção da sua cultura organizacional é uma boa e responsável gestão de pessoas. Tal cargo, além de encarregar- se da gestão propriamente dita de seus funcionários, poderá encarregar-se desta função através de pequenas ações no ambiente de trabalho. Comunicados, encontros periódicos e transparência são fatores que contribuem de forma intensa para integrar um membro ao ambiente corporativo a ser desenvolvido e mantido. Idealmente, tal integração deve se estender a toda a equipe.

Outro fator a ser levado em conta pela gestão é a motivação pessoal de seus colaboradores e funcionários. Ela condiz com o objetivo do seu negócio? As funções do seus colaboradores estão sendo executadas de maneira satisfatória para tal objetivo? Existe a motivação ou incentivo à inovação ou excelência? Caso a resposta para algum destes questionamentos seja negativa, busque re-implementar estes conceitos de maneira gradativa, visando corrigi-los e melhorar sua cultura organizacional.

E já que falamos de inovação, este conceito tão prestigiado e motivado atualmente, qual as ações tomadas no seu negócio para incentivá la? Lembre-se: nem sempre a busca pelo novo resulta em um sucesso. É importante não podar as expectativas e animação de seus funcionários com novos projetos por deslizes que possam vir a ocorrer. Oriente-os para o caminho certo, aprendam juntos com os erros cometidos e continue dando mais combustível à busca para a diferenciação.

Todas estas ações contribuirão para a criação e cultivo de uma identidade e cultura internos para seu negócio. Com a máxima integração de seus colaboradores, sua eficiência focada na visão e objetivos da empresa, o impacto positivo será inevitável.

Saiba mais sobre as contribuições de uma gestão de pessoas bem feita.

Acesse

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: