EMPREENDEDOR

Os desafios do Empreendedorismo feminino

Conheça alguns desafios encontrados pelas mulheres empreendedoras. Confira!

O Empreendedorismo feminino vem passando por transformações, não apenas em nosso país, como por todo o mundo. A cada ano, a presença feminina em diversos setores ganha mais atenção, devido às mudanças que promove não só na economia, como na lógica da sociedade ao qual estamos inseridos.

Segundo o Relatório Especial sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil, pesquisa elaborada pelo Sebrae que analisou o perfil das empreendedoras no Brasil – nosso país teve a 7ª maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio. Pois é, um número bem expressivo.

Principalmente se considerarmos as grandes áreas de atuação que as mulheres estão mais ativas, pois são faixas de mercado rentáveis e que movimenta constantemente nossa economia. São elas:

  • Beleza;
  • Moda;
  • Alimentação.

Afinal, o que as leva a empreender?

Temos diversos fatores que fazem, tanto homens como mulheres, a se lançarem no mundo de negócios. Porém, estudos apontam que as motivações femininas são muitas vezes diferentes dos homens. Elas são consideradas como:

Uma das causas para a entrada feminina no empreendedorismo, além da motivação financeira, é a execução de uma atividade que as traga satisfação pessoal. Outro fator importante seria ligado a máxima de fazer a diferença e trazer o novo a um mercado. 

Os principais desafios para mulheres empreendedoras

Mesmo com todo o cenário positivo de crescimento, ainda notamos que existem diversos avanços a serem feitos.

1 - Preconceito

Primeiro ponto é a discriminação no ambiente de trabalho e a diferença de oportunidades em relação aos homens. Porém, essa questão é algo que já vem sendo discutida ao longo dos anos e podemos enxergar mudanças consideráveis.

2 - Dupla jornada

Além do preconceito, vimos que mulheres precisam conciliar todas suas responsabilidades da vida pessoal com a profissional. Muitas empreendedoras são conscientes do seu papel econômico, mas uma faixa considerável ainda é responsável pela administração da casa e educação dos filhos.

3 - Autoconfiança

O fator medo e autoconfiança é algo que se faz como um grande desafio, porém pode ser contornado com melhorias nos aspectos tanto comportamentais, quanto técnicos. Essa busca leva a empreendedora a ter mais segurança em suas tomadas de decisões.

Se você é mulher empreendedora e quer enfrentar e superar desafios, participe conosco dos nossos cursos e capacite-se para acelerar o seu negócio!

Saiba mais informações

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: