DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO

Quatro dicas para elaborar o plano de negócios da sua empresa

Antes de entrar em uma jornada empreendedora é preciso elaborar um plano de negócios e saber se você está no caminho certo.

Para ajudá-lo nessa nova etapa o Sebrae na Paraíba separou quatro dicas para você começar o seu plano de negócios com o pé direito.

1. Analise o mercado da sua empresa

Saber quem são os seus clientes, de onde eles vêm e qual diferencial fará eles comprarem da sua empresa é algo indispensável para se manter forte no mercado. Por isso, é importante conhecer os seus concorrentes e os fornecedores para saber o valor que o seu produto  agregará ao mercado.  

Para levantar essas informações podem ser feitos questionários, entrevistas e conversas com clientes potenciais ou por análise da concorrência.

2. Crie uma estratégia de marketing

Nessa etapa você vai definir os principais produtos que sua empresa irá trabalhar. É importante especificar detalhes como tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, etc.

Quanto mais detalhes sobre os seus produtos, melhor.  Nessa etapa também entram as estratégias promocionais, precificação dos produtos e qual será a abordagem de comercialização.

3. Elabore um plano operacional 

Após amadurecer a ideia de negócios da sua empresa, é importante saber como executá-la, por isso, é a vez de elaborarmos um plano operacional.

Ele vai descrever a estrutura da sua empresa: localização, instalações físicas e equipamentos. É importante incluir também a capacidade produtiva e quantos clientes a sua empresa consegue atender por mês. Nessa fase é imprescindível detalhar cada item incluso, assim é possível ter um panorama operacional do negócio e evitar desperdícios.

4. Defina um plano financeiro

Planejar o investimento do negócio é parte fundamental na criação do plano de negócio, por isso é importante saber se a sua empresa é financeiramente viável.

O empreendedor saberá o capital necessário para a sua empresa começar a funcionar, tendo como base: as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa e de lucros.

Essas informações são importantes para o funcionamento normal da empresa, principalmente os gastos que serão realizados com as despesas e receitas. 

Após ler todas essas dicas você já tem o básico para montar um plano de negócios assertivo, mas para te ajudar ainda mais, o Sebrae na Paraíba criou uma plataforma para te ajudar e orientar na criação desse plano.

Conheça a nossa plataforma

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: