ESTRATÉGIA DE VENDA

Quer vender melhor em datas comemorativas? Saiba como!

Entenda alguns processos que ajudarão seu negócio a se preparar para datas e feriados ao longo do ano.

A força motriz de qualquer empreendimento no meio comercial é, acima de tudo, a competitividade. Atender às demandas de seus clientes e simplesmente satisfazê-los pode não ser o suficiente para tornar-se um diferencial no mercado. É necessário que se planeje com antecedência maneiras de se destacar e oferecer ao seu público ofertas e oportunidades únicas, que beneficiarão ambas as partes. Uma dessas maneiras é o planejamento de venda em datas comemorativas.

O aproveitamento de datas especiais se relaciona diretamente com a tradição e expectativa dos clientes: dispostos a adquirir produtos e serviços voltados ao tema da data em questão, estão em busca daquilo que se atrela a um tema específico, seja ele do dia das mães, fim de ano, carnaval, etc. Contudo, a utilização de recursos, treinamento de vendas, orientação geral e decoração não ocorre de forma ordenada nem eficaz se feitos de última hora. O planejamento e a definição de certas etapas a se cumprir é, com antecedência, são essenciais. São elas:

  • Defina seu público alvo

Esta etapa já deve estar cumprida de uma forma geral, definindo qual o alvo dos seus produtos ou serviços como um todo. No entanto, no que diz respeito a datas comemorativas, é essencial que se considere a possibilidade de que seu empreendimento defina um público alvo mais específico para atividades promocionais. Por exemplo, o direcionamento dado às suas divulgações no dia dos namorados será diferente no dia dos pais. Lembre-se disso;

  • Saiba quais produtos/serviços oferecer

Não adianta iniciar uma atividade promocional para seus clientes, em uma data comemorativa específica, e lhes oferecer produtos e serviços que não se encaixem no tema da comemoração em questão. É imprescindível observar esta etapa, pois a insuficiência de oferecimentos que caibam em alguma data pode tornar a promoção inviável, ou alertar para a adaptação de produtos e serviços já existentes;

  • Prepare um calendário

Quando o assunto é planejar-se com antecedência, nada melhor que um calendário definindo as datas comemorativas a serem aproveitadas pelo seu negócio ao longo do ano. Com tal informação, facilmente acessível, fica fácil definir quando dar início a atividades promocionais e como. Isso tudo sem ser pego de surpresa ou sem fazer tudo de última hora.

  • Divulgue!

Não adianta ter todo esse preparo para receber seus clientes e entregá-los ofertas temáticas, se eles não souberem o que você está preparando. Trabalhe na divulgação das suas atividades comemorativas, exponha ao seu público as vantagens de comprar com você e porque o investimento valeria à pena. Sua marca tem que estar na mente e na boca dos seus clientes, e isso vem de você. Lembre-se de definir processos para levantar os resultados e a eficácia da sua divulgação e melhorá-la a partir disso.

Após a concretização de todo seu planejamento, vem a hora da execução. Oriente bem sua equipe, busque oferecer o melhor atendimento possível ao seu cliente a fim de aproveitar e entregar o máximo aproveitamento das comemorações. Lembre-se: nestas épocas, o clima é de festa e compartilhamento de experiências. Ofereça ambos.

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