GESTÃO

Utilize planilhas como facilitadoras de gestão

Conheça diferentes planilhas e formas de gerenciamento que ajudarão seu negócio a permanecer bem estruturado e definido.

A utilização de planilhas como planejamento, forma de armazenamento e orientação não é novidade. Muito pelo contrário, é uma forma difundida e eficaz de nortear o seu negócio e entender o que está dando certo ou errado. Sendo assim, separamos para você diferentes planilhas, de diferentes áreas de uma empresa, a fim de maximizar o aproveitamento e diversidade dessa ferramenta.

O correto direcionamento e organização na gestão de pessoas de uma empresa é extremamente importante. Fundamentalmente, o gestor desta área irá acompanhar os indivíduos que formam o meio empresarial e, por meio de planejamento e bons resultados advindos deste, cultivará a cultura e experiência vivenciados pelos membros deste ambiente.

É necessário que se saiba listar e delegar as diferentes responsabilidades aferidas a cada função dentro da empresa, bem como as competências daqueles que ocuparão certos cargos. Com tais informações, o gestor poderá trabalhar mirando o máximo aproveitamento das capacidades da empresa.

O planejamento do seu negócio é uma etapa essencial na definição da atuação da sua empresa no mercado. Através de estratégias e elaboração de um conjunto de ações, se estabelece um caminho para sair do ponto presente ao futuro desejado do seu negócio.

Uma boa forma de se elaborar um planejamento é listando fatores que contribuíram de forma positiva ou negativa na sua empresa. Veja o que deve ser mantido, potencializado ou excluído da rotina empresarial, ao mesmo tempo que define metas e objetivos a serem alcançados através desta rotina.

Uma peça chave no sucesso de toda empresa são os clientes. Com atenção, foco e organização, é possível definir os aspectos que regem as boas relações da sua empresa com certos clientes, bem como aquelas que não deram bons resultados. Com pesquisas de satisfação, direcionamento a um público alvo bem definido e conhecimento das necessidades deste público, suas vendas e posição no mercado têm tudo para melhorar.

Outro fator de importância considerável é a concorrência. Muitas vezes, serve de exemplo para o que fazer ou evitar em produtos, serviços e relacionamentos. Pesquise acerca dos seus concorrentes diretos, parceiros, fornecedores e conheça as circunstâncias do mercado à sua volta.

Uma peça chave na estruturação de uma empresa é a adequada gerência em finanças. Desde a manutenção do fluxo de caixa à precificação, é fundamental que se tenha ciência de todos os fatores que cercam a situação financeira do seu negócio.

Com o controle e gerenciamento da parte financeira, o gestor poderá definir com precisão os gastos a serem permitidos ou vetados, situações de lucro ou prejuízo, se a precificação de serviços e/ou produtos está adequada, manutenção do capital de giro, controle do estoque da empresa e seus custos, cálculos de tributos, etc.

É imprescindível que todas essas informações, e mais, estejam armazenadas e acessíveis em formato organizado e de fácil compreensão, pois são informações pertinentes à manutenção de seu negócio e dizem respeito a todos os envolvidos.

Fica claro que os diferentes aspectos da gestão empresarial podem fazer uso de planilhas e fácil armazenamento de dados. O mais importante é que os encarregados por cada área mantenham seus arquivos atualizados e saibam analisar os dados e indicadores demonstrados por essas informações, pois podem oferecer soluções e/ou necessidades de alteração em certo setor. O caminho do seu negócio não será apenas definido pelas ações do indivíduo gestor, mas também pelo coletivo que estará submetido às necessidades do meio.

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: