ECONOMIA CRIATIVA

Você conhece o Design Thinking?

Conheça mais sobre essa abordagem de pensamento que coloca a criatividade como foco. Saiba mais!

Todos os dias nos deparamos com metodologias ou abordagens novas para melhorias de estratégias das empresas. Existem algumas que são bem interessantes, pois oferecem diversas formas de resolução de problemas que tiram os profissionais da famosa "caixa". Essa realidade trouxe o foco ao Design Thinking.

Mas, o que significa ‘Pensar como Designer’?

É preciso deixar claro desde o começo que não se trata de uma metodologia, mas uma abordagem. O Design Thinking é uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e projetos baseados no pensamento dos designers. Literalmente, o termo significa "pensar como designer". 

Para o mundo dos negócios, a apropriação do modelo mental é diretamente ligada à inovação. De acordo com Tim Brow, CEO da IDEO, a abordagem “é uma maneira de pensar. É geralmente considerada como a habilidade de combinar empatia pelo contexto do problema, criatividade na geração de insights e soluções, e a racionalização de analisar e formatar as soluções ao contexto”.

Como funciona essa abordagem?

A adoção desses métodos envolve uma série de pesquisas e análises, de forma que hoje, essa abordagem é vista como um conjunto de práticas e processos, geralmente realizado em grupo e dividido em fases. As etapas podem ser divididas em:

1) Imersão

A imersão é a fase inicial e onde a equipe deve se colocar no lugar do outro e todos tentam compreender o problema por diversas perspectivas.

2) Definição

A partir da primeira fase, essa é a hora de delimitar a questão relacionada ao problema e como ele pode ser resolvido.

3) Ideação

É a famosa fase do brainstorm - esse é o momento em que todos são reunidos para discussão de diversas ideias, que se refinam e chegam a uma possível solução da etapa anterior.

4) Prototipagem

A prototipagem é o estágio em que as ideias se tornam de fato um produto tangível, com potencial de transformação e oportunidades de negócios.

5) Teste

O passo final do Design Thinking é muito importante, pois acontece a experimentação do protótipo e observação da sua funcionalidade, qualidade e possibilidade de aceitação. Esse é o momento de adaptações e mudanças!

Ficou interessado em aprender mais sobre essa abordagem e outras formas de colocá-la em prática? Então participe do nosso curso "Design Thinking: como inovar e gerar valor para seu cliente" que acontecerá em João Pessoa nos dias 01 e 03 de julho.

Quero me inscrever

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: