AMBIENTE DE VENDA

WhatsApp: ferramenta eficaz para atendimento e vendas

Saiba como esse aplicativo pode te auxiliar de forma eficaz em sua estratégia online.

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens bastante usado pelo brasileiro. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae em 2018, 66% das empresas do estado da Paraíba estão usando o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 51% acessa o Facebook.
 
Esse é um número bastante considerável!

Como utilizar o aplicativo com eficácia?

Vamos te explicar de uma maneira bem fácil como é possível aumentar suas vendas, com pequenas ações através do aplicativo. Vamos lá?

 

1 - Utilize listas de transmissão. Esqueça os grupos!

O WhatsApp permite o envio de diversas mensagens, para até 256 pessoas diferentes ao mesmo tempo.

Isso é muito bom, pois reduz seu tempo de envio e cria exclusividade para cada consumidor interessado em seu produto/serviço.

Apenas fique atento, pois não é indicado a criação de grupos. A moderação se torna difícil e muitas vezes seu cliente se incomoda ao ser adicionado em algo que ele não solicitou.

Além disso, é importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

2 - Utilize o WhatsApp Business

Torne o WhatsApp Business um aliado em suas vendas e interação. Essa versão do app é voltada para empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.

Por isso, é possível contar com diversas funcionalidades que trazem facilidades: a possibilidade de uso do telefone fixo para registro, interface diferenciada que faz sugestões de mensagens automáticas como resposta e até mesmo métricas que auxiliam nas estratégias de futuras vendas.

3 - Organização é a palavra!

Como você utilizará o aplicativo para gerir muitos contatos, o ideal é manter toda organização possível para que a busca se torne facilitada.

  • Dica: Renomeie os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio. Esse ato facilitará o agrupamento, como um exemplo, de quem consome/interage mais com seu produto/serviço.


4 - Sem resposta? Jamais!

Pense conosco: quando você interage com alguém, tudo que você espera é uma resposta e que seja rápida e clara.

Isso também se aplica as empresas. Seu consumidor espera que você interaja de uma forma clara e rápida, com todas as informações que ele solicitou.

Caso acredite que não conseguirá respondê-lo da melhor forma no momento, avise-o que está ciente, que irá conferir as informações e assim que as tiver, voltará o contato.

Deixar seu cliente esperando é algo que deve ser evitado!

5 - Recompensas Digitais

As recompensas são estratégias muito interessantes para obter o leads. Funciona da seguinte forma: você pode criar páginas de captura (Landing Pages) e oferecer materiais ricos como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, esses conteúdos oferecem valor ao cliente.

Mas, para que ele tenha acesso, o cliente terá que cadastrar um pequeno formulário com campos de dados. Eles podem solicitar nome, e-mail e o mais importante, neste caso, o número de telefone.

A partir daí, é mais um potencial cliente que deve ser nutrido com informações relevantes.

6 - Faça um link direto para seu WhatsApp para divulgação

Como você viu, é importante ter um número exclusivo e empresarial para melhor gestão. A partir daí, é possível realizar a divulgação para o maior número de pessoas possível.

  • Sabe uma boa forma de fazer isso: gerando um link que ao clicar, ele redirecione para uma janela automática direta em seu contato.


Para fazer, use o seguinte endereço, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.

  • Sabe o que também é interessante fazer? Use esse link para as mídias sociais ou qualquer outra plataforma que seu público utilizar.


Esse recurso é muito prático e sempre oferece um canal aberto.

Cajazeiras Expo Negócios

Pensando nessas novas tendências e facilidades, o Sebrae na Paraíba está organizando um evento que trará como tema a criatividade e colaboração.

Cajazeiras Expo Negócios será uma feira de negócios, inovação e Empreendedorismo no Alto Sertão.

A oportunidade é única e tem como objetivo de trazer melhorias ao ambiente e gerando novas oportunidades. O evento acontecerá entre os dias 24 a 26/10, no Pallacium Casa de Shows - Cajazeiras.

Garanta já sua vaga e expanda seus negócios a outro nível.

Mais informações

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: