APRENDIZAGEM

Curso de Formação de Empreendedores em Eventos 2018 - Campina Grande

Qualifique-se para atuar no mercado de eventos com um curso completo e inédito no Brasil.

Conteúdo Programático

Valor do investimento: R$ 2.370,00 em até 10x (Visa ou Master)

Carga horária: 200 horas/aula

Horário das aulas: das 18h30 às 22h30

Local do curso: Sebrae Campina Grande - Rua Consul Noujaim Habib, 800, Catolé, Campina Grande - Paraíba.

23 a 27/04 - Módulo 01 - Desenvolvimento de equipes para eventos (15 h/a)

Facilitadora: Izabel Morais

  • Integração
  • Autoconhecimento
  • Percepção de si e do outro
  • Interação em equipe
  • Fatores de desenvolvimento de uma equipe de alta performance.

21 a 30/05 - Módulo 02 – Planejamento e Organização de Eventos (32 h/a)

Facilitadora: Vanessa Martin

  • Conceituação;
  • A importância do pré-projeto para a elaboração de um bom projeto;
  • Gestão Sustentável de Eventos;
  • O planejamento e a organização de eventos;
  • A coordenação geral e a definição da equipe de trabalho (comissões setoriais);
  • Gerenciando patrocínios e apoios x orçamento do evento;
  • A realização do evento;
  • A avaliação do evento (público alvo x organizadores);
  • O pós-evento.
  • Resultado do Módulo: Projeto do Evento da Prática de Eventos – Elaborado.

11 a 15/06 - Módulo 03 – Modelagem de negócios (15 h/a)

Facilitadora: Alexsandra Gomes

  • Cenário atual para os negócios;
  • O processo empreendedor; O empreendedor de eventos;
  • Viabilizando eventos através do planejamento;
  • Obtendo ajuda para o planejamento;
  • Transformando a sua Ideia em Modelo de Negócio;
  • Guia para construção de Modelo de Negócio.

16 a 20/07 - Módulo 04 – Segurança em Eventos (15 h/a)

Facilitadora: Andrea Nakane

  • Eventos e Segurança: Historicidade;
  • Conceituação Segurança em Eventos;
  • Tipos de Segurança no Brasil;
  • Segurança Privada;
  • Ferramentas de Apoio à Segurança em Eventos;
  • Variáveis de segurança em Eventos;
  • Dimensão do público;
  • Perfil do público;
  • Público interno;
  • Colaboradores e Terceirizados;
  • Espaço físico;
  • Alimentos & Bebidas;
  • Entorpecentes;
  • Trajes
  • Condições Climáticas
  • Situações especiais – roubos e furtos; Arrecadação da taxa de direitos autorais musicais; Lei do Silêncio; Serviços de Valet; Doenças; Shows pirotécnicos e efeitos especiais; Geradores; Sonorização; Brindes; Menores em eventos; Transporte; Desordem Pública e Violência.
  • Gerenciamento de Crises;
  • Estudos de casos.

23 a 27/07 - Módulo 05 – Caracterização geral de eventos - 15 (h/a)

Facilitadora: Flávia Mastrobuono

  • Conceituação;
  • Tendências do Turismo de Eventos & Negócios;
  • Características gerais de eventos;
  • Fundamentos operacionais dos diferentes eventos;
  • Perfil gerencial do organizador de Eventos;
  • O profissional de eventos e as exigências do mercado de trabalho;
  • Legislação para Eventos.

20 a 31/08 - Módulo 06 – Comunicação e Marketing em Eventos (30 h/a)

Facilitadora: Vanessa Martin

  • Marketing, a marca, criatividade e patrocínio em eventos.
  • Conceituação;
  • Formas de comunicação;
  • Itens comercializáveis e cotas de patrocínio;
  • Patrocinadores; Estratégias de comunicação, marketing e patrocínio para Eventos;
  • Técnicas de venda do evento; Elaboração de projeto de comunicação, marketing e patrocínio do evento.

10 a 13/09 - Módulo 07 – Promoção e captação de eventos (12 h/a)

Facilitadora: Ferdinando Lucena

  • Conceituação; 
  • Preparando-se para captar um evento;
  • Estratégias de captação de eventos;
  • Parcerias na captação de eventos;
  • Competitividade dos destinos turísticos na captação de eventos;
  • A importância do Convention & Visitors Bureau na captação de eventos.

24 e 28/09 - Módulo 08 – Assessoria de Imprensa para Eventos (08 h/a)

Facilitadora: Andréa Barros

  • Diagnóstico do universo de comunicação no segmento de eventos
  • Peculiaridades e desafios da Assessoria de Imprensa
  • Relacionamento com a Imprensa – definindo a comunicação para o seu perfil de evento
  • Mapeamento de Imprensa – como selecionar os veículos.
  • Produtos da assessoria de imprensa e comunicação – dicas e orientações gerais
  • Mensuração e análise de resultados
  • Ações Antes/Durante/Pós evento
  • Como montar uma sala de imprensa
  • Normas de credenciamento e abordagem aos profissionais de imprensa
  • Atendimento à Imprensa Estrangeira
  • Organização de “press” e “blog trip”
  • Cases do segmento de eventos e Postura do profissional em gestão de crise.

15 a 20/10 - Módulo 09 – Cerimonial, protocolo e etiqueta (20 h/a)

Facilitador: Ney Huberto Neves

  • Conceituação;
  • Marcos histórico: fundamentos do cerimonial;
  • Tipos de cerimoniais;
  • O papel do cerimonialista;
  • Cerimonial público e privado;
  • Elementos do ambiente cerimonioso;
  • Composição de mesas;
  • Ordem de precedência: como lidar com cada caso;
  • O uso de bandeiras e demais símbolos nacionais; 
  • Lidando com ausências, atrasos e representações;
  • Mestre de cerimônia: características e funções;
  • Como preparar um roteiro (script);
  • Lidando com cerimônias específicas: casamento, bodas, aniversários etc.;
  • Etiqueta social e profissional: comportamentos específicos às diversas situações de convivência e relacionamento; 
  • Comportamento à mesa; 
  • O uso de trajes.

02, 09, 23, 29 a 31/10 - Módulo 10 – Prática de eventos (38 h/a)

Facilitadora: Carol Medeiros

 

  • Preparação final dos eventos;
  • A importância de um cronograma físico e financeiro bem elaborado.
  • Últimos ajustes dos eventos. 
  • Trabalho em Equipe e comissões definidas 
  • Os fornecedores de serviços 
  • A imprensa
  • Os convidados
  • O Evento

Facilitadores do curso

Andrea Nakane tem formação multidisciplinar – é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, possui especializações em Marketing, em Administração e Organização de Eventos, em Educação do Ensino Superior e mestrado em Hospitalidade. Possui 24 anos de experiência profissional acumulada em vivência na área de hospitalidade e indústria. É autora do Livro: Segurança em Eventos – Não dá pra ficar Sem! Também é autora de diversas obras acadêmicas e mercadológicas. É membro do MPI – Meeting Professional International, já tendo sido vice-presidente de educação do capítulo brasileiro, por dois mandatos. Tem experiência como docente, em 19 anos de atuação no ensino superior.

Flávia Mastrobuono – Professora das disciplinas de planejamento e organização de Eventos Corporativos e Turismo de Eventos em diversas Universidades, tais como Anhembi, Morumbi, São Judas Tadeu e Senac. Empresária da Domínio Eventos, agência full service fundada em 1997, especializada no planejamento, organização e coordenação de eventos estratégicos (ferramentas de negócios e de comunicação), tais como lançamentos de produtos, eventos de relacionamento, festas comemorativas, Simpósios, Congressos, montagem de estandes em feiras, organização de viagens corporativas, Coletivas de imprensa, entre outros. Vasta experiência na elaboração e administração de projetos de eventos com planejamentos estratégicos, incluindo administração dos budgets dos mesmos e tomada de valores e negociação com todos os tipos de fornecedores de serviços para eventos.

Ney Huberto Neves – Graduado em Turismo pela UniverCidade do Rio de Janeiro e pós graduado em Gestão de Negócios no Turismo pela UnB - Universidade de Brasília, Ney atua há 24 anos no turismo sendo 22 deles dedicados ao turismo de negócios e eventos. Diretor da Le Lieu Marketing, empresa especializada em marketing estratégico de destinos turísticos, Ney atuou nos Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília e Iguassu. Trabalhou por 7 anos na EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo | Ministério do Turismo onde criou a Gerência de Turismo de Eventos. Atuou na Gerência Executiva do Escritório Brasileiro de Turismo (EMBRATUR |Ministério do Turismo) base em Buenos Aires, cobrindo a Argentina, Chile e Uruguai.

Sérgio Takao Sato – Bacharel em turismo pela PUC-PR, possui mais de 20 anos de experiência no mercado de organização de eventos; ex-presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (2003 - 2009) e da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (2009 - 2015); é professor Convidado do Curso de Pós-Graduação de Gestão de Eventos da Universidade Positivo (Curitiba); diretor de Eventos da ACEMA - Associação Cultural e Esportiva de Maringá e vice-diretor de Marketing e Eventos do Parque do Japão.

Vanessa Martin - Mestra pela ECA/USP. MBA em Economia do Turismo pela FIPE/USP. Possui mais de 30 anos de atuação em várias áreas do turismo, sendo 20 deles em eventos de âmbito internacional, nacional e regional. Consultora de empresas na área de eventos e revitalização organizacional, especialista em controle de processos, captação de eventos e na gestão e organização de eventos e eventos de incentivo, além de palestrante, colunista e autora de livros na área de eventos, com destaque para o "Manual Prático de Eventos". Foi consultora de Captação de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. É professora de graduação e pós-graduação em várias universidades brasileiras.

Faça sua inscrição entrando em contato com Fabíola Vieira  - 99648-4696 - fabiola.vieira@pb.sebrae.com.br

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