APRENDIZAGEM

Curso Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável 2018

Eleve seu negócio com práticas sustentáveis e favoráveis ao ambiente ao seu redor, capacitando-se com este curso. Saiba mais informações.

Informações gerais

  • Objetivo:

Capacitação de profissionais empreendedores para atuação em seu território local, focando em uma visão territorial sustentável, buscando inovação e incentivo ao impulsionamento de economias locais, empoderando o território;

  • Destinado a: 

Empresários, potenciais empresários, empreendedores, consultores, gestores públicos, lideranças políticas e lideranças empresariais;

  • Carga horária:

Em João Pessoa, o curso vai dos dias 19/03 a 19/06. Em Patos, de 22/03 a 20/07. Em ambas as cidades, o curso totaliza 128 horas/aula e é composto por oito módulos, realizados a cada 15 dias, nas terças e quartas das 8h às 12h e das 14h às 18h, focados em exercícios práticos para atuar no mercado com visão territorial sustentável;

  • Investimento e material:

R$ 1.840,00 em até 10x no cartão VISA ou MASTER, com material didático fornecido em um pen drive, durante cada módulo;

  • Informações e inscrições:

Entre em contato pelos telefones 2108.1256 | 0800 570 0800 para saber mais informações e realizar a sua inscrição.

Conteúdo programático

Módulo 1:
O território e o desenvolvimento local
João Pessoa: 19 e 20/03
Patos: 22 e 23/03
Facilitadora: Tania Zapata

Conteúdo: conceitos e experiências; os novos fatores de desenvolvimento territorial sustentável: as redes locais, as novas tecnologias da informação e comunicação, o capital social, a governança, o papel das organizações no desenvolvimento local e/ou regional; políticas de desenvolvimento territorial; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Módulo 2:
A força da rede empresarial local e regional
João Pessoa: 02 e 03/04
Patos: 05 a 06/04
Facilitadora: Tania Zapata

Conteúdo: Marco conceitual; o papel das redes empresariais e seu impacto na economia regional; boas práticas de redes locais; o rendimento das empresas em redes empresariais; outros benefícios para as empresas em redes locais e regionais; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Módulo 3:
Capital social e capital humano
João Pessoa: 16 e 17/04
Patos: 19 e 20/04
Facilitadora: Tania Zapata

Conteúdo: elementos conceituais; fatores decisivos na construção do capital social; fatores decisivos na destruição do capital social; o capital humano como elemento chave das localidades; o desenvolvimento e a melhoria da mão de obra; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Módulo 4:
Território criativo e empreendedorismo
João Pessoa: 07 e 08/05
Patos: 10 e 11/05
Facilitadora: Tania Zapata

Conteúdo: elementos conceituais; boas práticas de territórios criativos; empreendedorismo cultural; os eventos de grande alcance como estratégia de desenvolvimento local; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Módulo 5:
Criaçao de novas empresas: a atividade turística como fatos de desenvolvimento local e regional
João Pessoa: 21 e 22/05
Patos: 24 e 25/05
Facilitadora: Ivane Favero

Conteúdo: aspectos do produto turístico valorizado pelos turistas; produção associada ao turismo; boas práticas do turismo rural; turismo cultural e ecoturismo; o turismo de vivências e experiências; identificando e estimulando oportunidades; o comportamento empreendedor; a capacidade empreendedora; o plano de negócio; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Módulo 6:
Liderança e empreendedorismo local
João Pessoa: 05 e 17/06
Patos: 07 e 08/06
Facilitadora: Izabel Morais

Conteúdo: estilos de liderança; liderança transformacional; técnica de negociação e participação; líderes empresariais - protagonistas de mudanças; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Módulo 7:
Governança e competitividade
João Pessoa: 11 e 12/06
Patos: 05 e 06/07
Facilitador: Arnaldo Júnior

Conteúdo: modelos de governança eficaz para o desenvolvimento regional; a nova governança regional e as alianças estratégicas; o governo e a governança do desenvolvimento local; o papel das entidades do desenvolvimento local; cenários e perspectivas para os territórios; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Módulo 8:
O papel das novas tecnologias da informação e das comunicações na competitividade empresarial da região
João Pessoa: 18 e 19/06
Patos: 19 e 20/07
8h de aula presencial
8h de visita ao Porto Digital de Recife
Facilitadora: Ivane Favero

Conteúdo: as redes de serviços tecnológicos; território inteligente; inovação empresarial; boas práticas de novas tecnologias da informação e comunicação nas empresas; exercício prático de avaliação ao fim do módulo.

Facilitadores

Tania Zapata

Socióloga, com especialização em Desenvolvimento Econômico Regional - Paris - 1970/1971. Experiente em Desenvolvimento Local/Territorial. Também é consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ministrará os módulos 1 a 4;

Karina Zapata
Consultora de Desenvolvimento da Economia Criativa com Mestrado em Publicidade e Relações Públicas - Universidad Autónoma de Barcelona. Especialização em Política e Gestão Cultural. Consultora de Desenvolvimento da Economia Criativa no Programa Reserva da Cidadania

Arnaldo Farias Júnior
Graduado na área de Ciências Humanas em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós graduado na área de Administração com especialização em Gestão de Negócios Públicos. Certificação em Coaching. Vereador no município de Cabaceiras - PB com dois mandatos, presidente da Câmara em dois biênios. Prefeito do município de Cabaceiras - PB de 1997 a 2004. Ganhador do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor da Região Nordeste-2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, como uma das cinco melhores experiências de Gestão Inovadora do país.

Izabel Morais
Psicóloga Organizacional com especialização em Psicologia Social e do Trabalho em Estratégia Empresarial. Atualmente leciona em cursos de graduação e Pós graduação. Consultora em Desenvolvimento Humano, Consteladora e coach certificada.

Laíz Silveira Ferreira
Graduada em Comunicação Social - com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Telejornalismo pela Fesp Faculdades e mestrado em Jornalismo pela UFPB. Atualmente cursa especialização em Tecnologias e Inovações para Web no Centro Universitário Senac Santo Amaro - SP. Está como bolsista no laboratório de aplicações em video digital (Lavid) onde é membro do grupo de pesquisa Design Audiovisual do DSC/UFPB e Comunicação.

Ivane Favero
Bacharel em Turismo. Especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS e Mestre em Turismo pela UCS. Realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University. Foi Gestora de Turismo no Sebrae Serra Gaúcha e Consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo. Foi Presidente da Associação nacional de Dirigentes e Secretários de Turismo - Ansenditur, 2012-2013. Autora do livro Políticas do Turismo - Planejamento na Região Uva e Vinho - EDUCS, 2006, entre outros artigos e capítulos publicados no Brasil e no exterior. É presidente da Associação Internacional de Enoturismo.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: