DESAFIO

Cuide bem do seu salão de beleza

Confira 6 dicas para administrar um salão de beleza e ter sucesso no negócio

Ao prestar serviços no segmento de beleza, estética e bem-estar, algumas normas técnicas exigidas pela Vigilância Sanitária precisam ser atendidas. Nesta edição do quadro “Dicas”, confira alguns passos que você deve seguir ao administrar um salão de beleza e ter sucesso em seu negócio.

1) Profissionais capacitados

A capacitação dos funcionários permite uma prestação de serviços de qualidade. Para a Vigilância Sanitária, faz-se necessária a presença de um “responsável capacitado”, que seria um profissional comprovadamente qualificado, com curso cuja carga horária mínima seja de 40 horas. Já os profissionais que usam materiais e instrumentos perfurocortantes devem receber treinamento permanente, com carga horária mínima de 30 horas. O estabelecimento deve possuir cópias de todo os certificados.

2) Infraestrutura de qualidade

Para prestar bons serviços, o ambiente precisa disponibilizar uma infraestrutura de qualidade e boas condições de trabalho. Acessibilidade, boas instalações, higiene, mobiliários que estejam em condições ergonômicas adequadas, boa iluminação, ventilação, proteção contra incêndios e espaço que forneça conforto.

3) Ambiente sempre limpo

Todos os equipamentos e mobília do estabelecimento precisam ser higienizados com frequência. Cadeiras, macas, travesseiros e colchões merecem atenção especial, bem como o piso, as paredes e o teto. Evite o acúmulo de poeira, não deixe cabelos cortados no chão, mantenha o banheiro sempre limpo, separe o lixo comum do lixo proveniente de objetos perfurantes e tenha atenção com o controle de pragas.

4) Atenção aos EPIs

Escolha equipamentos e mobiliários que prezem pela ergonomia das atividades, facilitando o trabalho dos seus funcionários. Além disso, certifique-se que o seu salão faz uso de todos os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) exigidos pelo Ministério do Trabalho (luvas, toucas, jalecos, máscaras, óculos de proteção, sapatos etc). Eles variam de acordo com cada função.

5) Use produtos regulamentados

Cosméticos e produtos químicos exigem cuidados e atenção. Certifique-se que está usando marcas regulamentadas pela Anvisa e dentro do prazo de validade.

6) Olho na esterilização

Alicates, espátulas e outros materiais perfurocortantes ou de metal precisam ser limpos com solução de detergente enzimático e depois lavados em água corrente abundante ou lavadora ultrassônica. Após este processo, eles precisam ser esterilizados com uso de autoclave. 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: