EMPRESA

Mercadinho atravessa crise trazendo serviço "prime" no Recife

austo da Silva é dono de dois supermercados no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. O Sebrae entrou na vida dele com apoio na gestão e em inovação

Os primeiros anos do Mercadinho Super Cumaru, localizado no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, foram tranquilos.  Com o tempo, o empresário Fausto da Silva precisou procurar ajuda. “Depois de uns três quatro anos, começou a acender a luz vermelha. “Eu fui lá no Sebrae e disse, ‘olha, tô com um problema disso, devendo aquilo’. O quadro bem complicado”, afirma.

O primeiro contato do Fausto com o Sebrae Pernambuco foi para conseguir uma regularização específica para o mercadinho. A instituição levantou todas as necessidades do negócio para depois começar a agir.

“Todo o trabalho do Sebrae inicia com um diagnóstico. Fomos ao mercadinho, passou a levantar as necessidade de melhoria dele. Sugerimos uma ferramenta de inovação, que é o que chamamos de Sebraetec, onde a gente fazia todo o mapeamento de processos, além da gestão do estoque”, conta o analista do Sebrae, Henrique Malaquias. 

Daí em diante, houve melhorias na questão do desperdício, na gestão de pessoas, na higiene, no gasto de energia e na precificação. Fausto fez questão de colocar em prática tudo o que aprendeu nas palestras, cursos e seminários oferecidos pelo Sebrae.

“Fiz mais ou menos de 8 a 10 cursos fiz no Sebrae. De lá pra cá já fez quatro reformas, já comprou casinha atrás e foi aumentando a loja. E hoje tá do tamanho que é hoje”, conta Fausto. Atualmente, além de ser um supermercado conhecido de todo mundo, Fausto oferece um serviço considerado prime.

“Fausto já tinha um serviço de bairro, normal. A partir do momento em que foi se descobrindo, foi obtendo as informações do segmento, ele começou a pensar em uma diferenciação de serviço. Ou seja, ele não queria mais ser um mercadinho de bairro. Hoje o Fausto tem, realmente, um serviço prime. O que é que a gente considera como serviço prime? O mercadinho dele hoje oferece uma boa localização, higienização de loja, arrumação de gôndolas, profissionais totalmente capacitados, o atendimento do mercadinho dele é o diferencial. É como Fausto sempre disse e a gente bate na mesma tecla: se eu atendo bem, o cliente volta”, conclui Henrique.

Fonte: NE10 Interior   

Sabia que o Sebrae pode ajudar você a expandir seu negócio? Ligue 0800 570 0800 e agende uma visita. 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: