INOVAÇÃO

Agentes Locais de Inovação

Programa ALI ajuda a implantar práticas inovadoras no seu negócio

O Programa

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem como objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas Empresas de Pequeno Porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada. 

Em Pernambuco, o programa chega, em 2015, ao terceiro ciclo com a estratégia de “Atuar de forma proativa com a finalidade de promover a inovação”, buscando sensibilizar, facilitar, orientar e aproximar as pequenas empresas dos provedores de soluções, além de acompanhar a implantação dessas soluções moldadas de acordo com as características e necessidades de cada empresa. 

Todo acompanhamento às empresas atendidas pelo programa é realizado pelo ALI - Agente Local de Inovação. Os ALIs são profissionais recém-formados em diversas áreas, que têm como tarefa realizar os diagnósticos sobre o níveis de inovação das empresas, inicialmente, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa. 

O ciclo ALI III (2015-2017) conta, em Pernambuco, com agentes em atuação inicial junto às Empresas de Pequeno Porte dos setores de Indústria (exemplos: metalmecânica, móveis, confecção, gesso, construção civil, alimentos, gráfica, panificação); Comércio (varejos diversos: moda, minimercados, ótica, farmácia, produtos médicos/hospitalares); Serviço (laboratórios, clínicas, fisioterapia, academias de ginástica, TI e outros), Turismo (hotéis, pousadas, organizadoras de eventos, locadoras, agências de viagens, bares, restaurantes e outros).

A atuação do ALI no Estado se estende, além do Recife e Região Metropolitana, às regiões do Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe, Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, Agreste Meridional e Agreste Central e Setentrional. 

 

 

Resultados 2014-2015

1) Acompanhamento a 2.421 Empresas de Pequeno Porte, distribuídas nos setores de Comércio Varejista, Construção Civil, Serviço, Turismo e Indústria em todas as Unidades de Negócios do Sebrae em Pernambuco no ano de 2015.

2) Capacitação de 90 candidatos a Agentes Locais de Inovação dos quais 60 em atuação direta junto às empresas de Pernambuco, com a seguinte distribuição: 24 Agentes no interior e 36 na RMR/Mata Norte/Mata Sul;

3) Três empresas pernambucanas participantes do ALI venceram a etapa estadual do Prêmio MPE Brasil 2015:

  • Serviços

WT Engenharia Ltda (Recife)

  • Serviços de Educação

WEJ- CONSULTORIAS E ENSINO PEDAGÓGICO

  • Destaque Responsabilidade Social e Destaque Inovação

Telein Comércio Importação e Serviço

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: