EMPREENDEDOR

Conheça o ambiente das MPE

O Sebrae em Pernambuco disponibiliza conhecimento sobre o ambiente econômico onde estão inseridas as micro e pequenas empresas

O Observatório Empresarial do Sebrae em Pernambuco é um projeto cujo objetivo é a produção técnica e disponibilização do conhecimento sobre o ambiente econômico onde estão inseridas as micro e pequenas empresas do estado de forma a subsidiar o debate e a tomada de decisão por parte do Sebrae, instituições e  empreendedores. 

Entre os objetivos do Observatório Empresarial, destacam-se:

1) Monitorar os estudos de cenários para o ambiente dos pequenos negócios em Pernambuco;

2) Disseminar interna e externamente informações estratégicas, sobre os cenários e a conjuntura econômica para os pequenos negócios, através de publicações, apresentações ou informativos;

3) Acompanhar dados relativos ao contexto mundial, nacional e estadual para analisar os cenários que se delineiam para os pequenos negócios, identificando necessidades de ajustes na estratégia de atuação do Sebrae;

4) Apresentar e posicionar o Sebrae nos principais fóruns de discussão sobre a economia de Pernambuco, quanto à temática dos pequenos negócios.

Confira a seguir os principais estudos produzidos e disseminados pelo Sebrae em Pernambuco: 

  • Perspectivas de Desenvolvimento e Oportunidades do Setor Terciário para o Polo de Desenvolvimento de Goiana - A Fecomércio/PE, em parceria com o Sebrae em Pernambuco, realizou um estudo que aborda as “Perspectivas de Desenvolvimento e Oportunidades do Setor Terciário para o Polo de Desenvolvimento de Goiana”. Para esse estudo, foram levados em consideração elementos estruturais e evolutivos referentes à dimensão econômica do território de Goiana e entorno, compreendendo um total de 14 municípios: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Itaquitinga, Itambé, Itapissuma, Itamaracá, Paulista e Timbaúba. O território estudado é um espaço que vem sofrendo influência de importantes novos investimentos em período recente, o que vem diversificando a economia do local. Confira os 4 produtos deste estudo:

          1) Perfil socioeconômico do território

          2) Oportunidades de Negócios: Demandas dos novos empreendimentos

          3) Perfil das empresas locais do setor de Comércio e Serviços

          4) Diretrizes e recomendações para o desenvolvimento das atividades do setor de comércio de bens, serviços e turismo no território de Goiana e entorno

  • Estudo dos Microempreendedores Individuais do Nordeste - No Nordeste, a adesão ao SIMEI responde por cerca de 20% dos MEIs formalizados, número que representa 18% do total de potenciais empresas informais que poderiam se enquadrar na referida Lei. Esse estudo cumpre o papel de entender melhor o setor informal no Nordeste, ao investigar adesão de microempreendedores individuais (MEI’s) à Lei Complementar nº128/08 que instituiu a figura do MEI. 
  • Leites e derivados - A cadeia produtiva do leite apresenta grande relevância socioeconômica para a Região Nordeste, sendo uma das atividades mais presentes no semiárido. Para conhecer a realidade do setor, o Sebrae, através do projeto Leite Nordeste, encomendou o “Estudo de cenários para o leite e derivados na Região Nordeste em 2020”. Confira o estudo. 
  • Estudo Polo de Confecções 2013 - Do ano de 2002 até os dias de hoje muitas conquistas e mudanças ocorreram no mundo e no país. Não foi diferente com o Polo de Confecções do Agreste pernambucano, protagonista do novo Estudo economico do Arranjo Produtivo Local do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco-2012, que o Sebrae Pernambuco realizou com 10 municípios alvo desse levantamento inédito. 
  • Caracterização Econômica do polo de confecções - Agreste Pernambucano 2003 - Resultado da análise dos dados obtidos na pesquisa de campo conduzida nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, acrescido de comentários aos indicadores calculados, o que permite a completa caracterização econômica do objeto de estudo.

            Gráfico 1

            Gráfico 2

  • Suape Global / Suape Local - O caminho sinuoso do desenvolvimento integrado - Eco-Polis é um curso intinerante que se desenvolve em distintas sedes, nações e com o apoio de docentes de diversas universidades e países. Propõe um modelo de formação multidisciplinar fundamentado sobre a integração das competências e o enfrentamento entre diversos enfoques multidisciplinares (direito, economia, ecologia, planejamento) e práticos. 
  • Relatório do IVV de Agosto de 2012 - A Pesquisa de Indicadores de Velocidade de Vendas – IVV, produzida pela Fiepe, tem por objetivo gerar índices que permitam acompanhar o desempenho da comercialização dos imóveis, especialmente em curto prazo. Os índices produzidos são instrumentos para análises conjunturais, ao identificar as variações nas ofertas e nas vendas dos imóveis na Região Metropolitana do Recife.
  • Cenários econômicos de Pernambuco - O estudo dos cenários econômicos procura refletir sobre a provável evolução de variáveis centrais para configurar as oportunidades de negócios.

             Parte 1 - Cenários alternativos de PE

             Parte 2 - Evolução da estrutura produtiva

             Parte 3 - Cadeias produtivas e oportunidades de negócios

             Parte 4 - Estratégia Sebrae de preparação das MPEs para novo ciclo econômico

 

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: