EMPRESA

Turismo, Gastronomia, Cultura e Artesanato

Conheça a atuação do Sebrae em Pernambuco junto aos negócios ligados aos setores de turismo, cultura, artesanato e gastronomia

Pernambuco é um estado com uma grande riqueza cultural e um potencial para o turismo, seja de sol e de mar, rural, de negócios, de eventos, entre outras maravilhas culturais.

As praias, a gastronomia, as cidades históricas, as manifestações culturais, a arte e o artesanato, convidam o público ao aprofundamento às raízes do povo nordestino. Essa é uma das razões pela qual o Sebrae em Pernambuco acredita na ampliação do turismo por meio da cultura, integrando também a gastronomia, a arte popular e o artesanato como um diferencial turístico. 

Em Pernambuco, a culinária varia dos cardápios mais sofisticados até as mais deliciosas comidas caseiras, mostrando-se rica em seus sabores numa mistura cultural indígena, negra e portuguesa. A riqueza de sabores genuinamente pernambucanos como a tapioca, a cartola, o nego bom, o bolo Souza Leão, além dos vinhos fabricados no Sertão do São Francisco, onde a agricultura irrigada permite a safra de uva, com 2,5 colheitas/ano; a cachaça artesanal encontrada na Zona da Mata Norte e os derivados de queijos concentrados na bacia leiteira pernambucana, situada no Agreste Meridional, que fazem essa terra ter um sabor sem igual. Quem visita o Estado leva consigo o sabor da culinária, a beleza das paisagens, a riqueza do artesanato, a hospitalidade do pernambucano.

Junto a isso, as manifestações culturais, como a dança, também fazem parte da identidade deste povo. O frevo, com seus rodopios, e o maracatu, com seus tambores, encantam os turistas e valorizam a cultura local, o que, por sua vez, gera mais renda para as empresas do setor.

Vocação turística no campo

Pernambuco tem vocação para o turismo desde os tempos da “civilização do açúcar”. Além de oferecer belíssimas praias com suas águas mornas, ainda proporciona uma viagem por cidades e monumentos seculares que fazem parte da história brasileira. Surgiu daí o Turismo Rural, onde os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a natureza em sua plenitude, em antigos engenhos de cana de açúcar, com seus casarios e histórias contadas pelos apaixonados dessa cultura, aproximando o turista ao homem do campo para dele tirarem o máximo de proveito das atividades ali desenvolvidas.

Cultura regional é traduzida no artesanato

A arte popular, o artesanato tradicional, o artesanato contemporâneo é encontrado em todo Estado, onde cerca de 1.000 artesãos distribuídos na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão, traduzem nas suas peças a cultura regional, com utilização da matéria prima local, seja ela fibra, madeira, barro, reciclados, dentre outros, com uso adequado e respeitando a natureza. Unidos aos artesãos estão grandes aliados como o Governo do Estado e o Sebrae, que junto aos artesãos, designers, arquitetos e decoradores, criam, inovam, melhoram a qualidade de seus produtos, sem esquecer-se da identidade de um povo, de uma terra, de uma região, levando esses produtos ao mercado, decorando os mais diversos ambientes, do simples ao mais sofisticados, deixando-os com a cara brasileira, com a cara de Pernambuco.

Assim, o Sebrae em Pernambuco leva aos pequenos negócios, seja do turismo, gastronomia, cultura e artesanato, serviços de consultoria, capacitação gerencial, precificação, gestão de negócios, design de produtos, de embalagens, empreendedorismo e cooperação, abrindo novos mercados seja local, nacional e internacional através da promoção em participação em feiras e consultorias gerenciais especializadas na promoção de negócios.

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: