STARTUP

Sebrae like a boss

Programa de mentoria para pré-aceleração de startups

O Programa

Para o programa Sebrae like a Boss a definição de uma startup é: um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

O Sebrae Like a Boss, desenvolvido pelo Sebrae no Piauí, é focado em aumentar o grau de maturidade das startups participantes, que, ao acessarem o projeto, são classificadas conforme o quadro abaixo:

O programa disponibiliza capacitação e consultoria para os empreendedores de acordo com o seu estágio. Cada startup será acompanhada por um mentor especialista em Startups que irá orientar em encontros individuais como modelar o seu negócio, como validar a sua ideia, como diminuir a incerteza do negócio e melhorar o desempenho de mercado da sua startup. Haverá workshops durante todo o período do programa e os empreendedores receberão conteúdo de alto nível para exercitar de forma prática as metodologias que hoje são trabalhadas pelas maiores startups do mundo.

Para esse programa haverá uma preferência em selecionar startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, modelos que pensem em escalar de forma mundial e que utilizem soluções de tecnologia como ponto central do seu modelo de negócio. Esperamos aplicações de startups que sejam formadas por no mínimo dois sócios, sendo que um deles esteja 100% dedicado ao negócio. Porém esses não serão critérios definitivos para exclusão. Todas as startups serão avaliadas nos seguintes indicadores:

  • Potencial de mercado da startup
  • Grau de inovação do modelo de negócio
  • Qualidade da equipe

O programa Sebrae Like a Boss faz parte de uma iniciativa do Sebrae Nacional e é operacionalizado pelo Sebrae Piauí. O programa conta ainda com parcerias estratégicas de diversos players do mercado nacional e local visando o desenvolvimento de um ecossistema de fomento às startups.

Público alvo

Esse programa é destinado preferencialmente para empreendedores que tenham uma startup na fase de ideação ou operação.

  • Ideação: Startups que ainda não são um negócio concreto, ou que apenas tem a ideia de um modelo de negócio inovador
  • Operação: Startups que já têm a solução pronta, porém ainda estão iniciando os primeiros testes, estão entrando em contato com os primeiros clientes ou iniciando o faturamento.

Entendemos que as startups no estágio de Tração e Estrela já estão mais maduras e possivelmente já conhecem ou já vivenciaram boa parte do conteúdo do programa, mas se desejarem podem participar e terão a oportunidade de vivenciar uma formação completa sobre empreendedorismo de negócios baseados em inovação.

Empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever desde que tenham disponibilidade para participar presencialmente de todo o processo que dura cerca de 04 meses, entre agosto e novembro de 2019. A pretensão é selecionar até 40 startups.



Principais Benefícios

Além de todo o entendimento da dinâmica e metodologia de lançamento de produtos inovadores, conhecimento sobre o universo das startups e troca de experiências com profissionais locais e mentores especializados de todo o país, você também terá:

  • Equity Free: não ficaremos com nenhum percentual da sua empresa;
  • Mentoria individual em em modelagem, validação, estratégia, produto, marketing, vendas, finanças e gestão com especialistas em startups para acompanhamento do inicio ao fim do programa;
  • Trilha de Workshops “mão na massa” durante todo o programa;
  • Acompanhamento de 04 meses;
  • Investimento do Sebrae para criação da solução tecnológica que será proposta (MVP) de até 70% do valor da contratação do prestador do serviço que irá executar o serviço de desenvolvimento;
  • Networking com a rede de clientes do Sebrae e entre os participantes do programa para facilitar criação de parcerias e o processo de validação da startup;
  • Missões empresariais de imersão no ecossistema nacional;
  • Demo Day para potenciais investidores, aceleradoras e potenciais clientes;
  • Integração com outros programas públicos e privados de fomento à startups como Inovativa Brasil, Edital de Inovação SENAI/SESI/SEBRAE, entre outros.

Cronograma e contato

  • 01/07/2019: Início das inscrições;
  • 09/08/2019: Fim das inscrições;
  • 13/08/2019: Divulgação dos horários de apresentação dos Pitchs;
  • 15/08/2019: Pitch para a banca de jurados;
  • 16/08/2019: Resultado das startups selecionadas para o programa;
  • 19 a 20/08/2019: Recebimento do pagamento das inscrições;;
  • 21 e 22/08/2019: Chamada da lista de espera em caso de desistência ou não confirmação de pagamento das startups da lista principal;
  • 23/08/2019: Workshop inaugural.

Ao longo de todo o processo os participantes irão receber informativos e comunicações com instruções sobre os próximos passos. Esses avisos serão enviados para o email do representante da startup cadastrado no formulário de inscrição. Caso ainda tenha dúvidas sobre algo, fale conosco a qualquer momento através dos contatos informados abaixo: 

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o gestor do Projeto, Samuel Moraes, através do email: samuel.melo@pi.sebrae.com.br, pelo telefone 86 3216 1337 ou ainda dirigindo-se ao Sebrae em Teresina, à Avenida Campos Sales, 1046, Teresina/PI.

Como participar

Para participar o empreendedor representante da startup deverá acessar o formulário online e preencher todas as informações com muito critério até o dia 09/08/2019. Lembre-se que você será avaliado pelo que escrever, então coloque o máximo de informações. Todas as inscrições serão recepcionadas e avaliadas pelos mentores do programa. Ao se inscrever no formulário você está pré-inscrito no programa Sebrae Like a Boss Teresina. O preenchimento do formulário é gratuito, não é necessário fazer nenhum pagamento nessa fase.

Após a fase de preenchimento do formulário, as startups serão chamadas para uma segunda etapa, onde terão que apresentar um pitch do negócio em 5 minutos para uma banca de jurados que irá decidir baseado nos critérios adotados pelo programa, as startups que de fato irão acessar o programa Sebrae Like a Boss. A apresentação para a banca de jurados é gratuita, não é necessário fazer nenhum pagamento nessa fase.

Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confirmação de Inscrição

Após a fase de preenchimento do formulário e da fase de apresentação para a banca de jurados, serão selecionadas as startups que irão participar do programa Sebrae Like a Boss. As startups selecionadas deverão confirmar sua inscrição se dirigindo à sede do Sebrae em Teresina entre os dias 19 e 20/08/2019 para fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A inscrição no programa só será efetivada após o pagamento dessa taxa.

Esse será o único valor cobrado dentro do programa e dará direito a participação tanto do empreendedor representante da startup como de sua equipe em todas as atividades do início ao fim.

Caso a startup selecionada não realize o pagamento da taxa de inscrição no período determinado, será considerada desistente e uma nova startup da lista de espera será chamada para participar do programa. A nova startup será comunicada por email e deverá se dirigir até a sede do Sebrae em Teresina entre os dias 21 e 22/08/2019 para fazer o pagamento da taxa de inscrição também no valor de R$ 150,00. A inscrição no programa só será confirmada após o pagamento da taxa.

Contato

Em caso de dúvidas, entrar em contato com Samuel Moraes de Melo, Gestor do Projeto, por meio do email: samuel.melo@pi.sebrae.com.br ou pelo telefone: 86 3216 1337. Se preferir, você pode ir até o Sebrae, à avenida Campos Sales, 1046, em Teresina/PI.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: