CLIENTE

Cliente: um ser misterioso

Mas como descobrir quem é meu cliente? Como posso vender mais para ele?

Sobre clientes
  • Satisfação dos clientes

O cliente é na maioria vezes o centro de toda uma empresa, tudo gira ao dele, na tentativa de tentar agradá-lo. Podendo ser chamado também de consumidor, ele é praticamente o sinônimo de lucro para qualquer negócio. Devido à sua grande importância, ele deve sempre ser respeitado.

Não existe nada melhor do que ter um cliente satisfeito. Para que isso aconteça, tente sempre estar se renovando, planejando muito bem as conquistas que deseja alcançar e treinando muito bem a equipe que terá contato com seu cliente. Não é incomum acontecer de um cliente se sentir mal atendido, sem que esse acontecimento chegue até a gerência. O feedback é fundamental para que o dono saiba como seu negócio está fluindo.

Algumas vezes pode haver dificuldades em encontrar o grupo de pessoas que representa os compradores em potencial. Mas é crucial saber identifica-lo, só assim você poderá saber onde investir dinheiro. As mensagens e toda a publicidade devem convergir em um público que realmente irá se interessar por aquilo que você vende.

Mas como descobrir quem é meu cliente? Como posso vender mais para ele? Como otimizar o atendimento e torna-lo mais satisfatório? Respondemos essas e outras dúvidas relacionadas com o consumidor, para ajudar seu negócio a prosperar.

O que é cliente?

A raiz etimológica vem do latim cliens. O termo refere-se a vassalos, protegidos ou pertencente a um senhor. Quando relacionados à empresa, trata-se de uma pessoa que adquire serviços ou produtos, fornecendo dinheiro em troca deles.

Apesar de cliente e consumidor possuírem significados muito parecidos, sendo até usado como sinônimos, ambos os termos podem ser diferenciados. O consumidor é aquele que vai até um lugar e faz uma compra, sem que necessariamente volte a adquirir algo no mesmo estabelecimento. Já o cliente passa a ter um vínculo com a empresa, podendo efetuar outras compras no futuro e é a pessoa ideal a ser impactada.

          É possível separar os compradores em dois grupos relacionado à frequência de compras:

  • Clientes ativos – fazem compras com a marca com uma certa frequência.
  • Clientes inativos – são pessoas que não compram na mesma loja há algum tempo. Pode ser até mesmo que ele esteja adquirindo bens dos concorrentes.

Outra divisão também muito aplicada:

  • Clientes satisfeitos – são todos os compradores que tiveram suas expectativas atingidas.
  • Clientes insatisfeitos – são aqueles que não obtiveram aquilo que desejavam. Provavelmente não irão efetuar uma nova compra. Eles podem voltar, caso haja uma boa estratégia de comunicação com esse grupo. Assim é possível reparar possíveis erros cometidos com eles e induzi-los a comprar novamente.

Conheça mais sobre clientes no Guia de Marketing para Pequenos Negócios



Satisfação dos clientes
  • Sobre clientes
  • Conheça seu cliente

A premissa de que o cliente sempre tem razão é uma verdade absoluta quando se trata de marketing. Apenas aqueles que foram bem atendidos e supriram suas necessidades irão voltar a comprar. Por isso, caso haja uma reclamação, o melhor a fazer é tentar solucionar o problema, para que a pessoa insatisfeita retorne a consumir.

A satisfação do cliente é fundamental para conseguir atingir o sucesso. Quando as expectativas criadas por eles são altas demais em comparação ao que você fornece, seu negócio tende a se tornar um fracasso. Nunca deixe eles acharem que vão vivenciar ou adquirir aquilo que você não pode oferecer.

Após a compra, o cliente compara as expectativas que possuía em sua mente com o que realmente experimentou. Essa visão faz toda a diferença na próxima decisão de compra. Por esse motivo, o cuidado com tudo e com cada etapa é essencial para que a venda seja lembrada como algo positivo, que faça as pessoas quererem voltar a fechar negócio.

Existe algo chamado experiência do cliente, que reúne tudo o que ele vivenciou durante a compra, sendo a excelência do atendimento um importante contribuinte, bem como a qualidade do que você fornece. É preciso causar uma impressão melhor do que os seus concorrentes, para obter vantagens perante eles e ser o líder do seu segmento.

Um lugar que agrada seu público pode até mesmo cobrar um valor superior e mesmo assim ter mais clientes do que a concorrência. Quando se é leal à marca, os clientes podem preferir continuar consumindo do mesmo lugar, mesmo sabendo que há preços melhores.

Ao usar o valor monetário dos serviços e produtos como a principal forma de enaltecer as comprar, cria-se um vinculo muito frágil. O motivo é que se outra empresa oferecer um preço menor, é provável que os seus clientes passem a comprar com ela.

Um cliente satisfeito é uma excelente forma de propaganda. Ele pode fazer sua opinião repercutir entre seus conhecidos, que poderão se tornar ou não novos clientes.

 

Conheça seu cliente
  • Satisfação dos clientes
  • Dicas

Ao traçar o perfil certo, é possível fazer com que seus recursos sejam usados na direção exata, atingindo pessoas com mais probabilidade de fazer uma aquisição. Como o público alvo de cada empresa muda, existe diversas e diferentes abordagens para conseguir impactá-los. O que funciona em uma loja, pode não funcionar em outra.

Analise com quem já compra com você. Cada lead, que são aquelas pessoas que em alguma etapa se interessaram pelo que você vende, possuí grande potencial em ser convertido para cliente. É necessário tentar encontrar um padrão entre as pessoas que mais compram e mais gastam na sua empresa.

Pode-se tentar encontrar características semelhantes relacionadas à idade, gênero, comportamento, localização e muitos outros dados. Descubra o que os motivou a comprar aquilo que você vende e como eles utilizam seu produto ou serviço. 

Ao conseguir coletar os dados dos possíveis compradores, trace estratégias para conseguir atingir mais pessoas. Tenha um excelente atendimento e se mantenha focado nos grupos de pessoas que estão mais propensas a fazer compras.

Dicas
  • Conheça seu cliente

Retire do ponto central da empresa os clientes que não são tidos como ideais. Assim, sobra mais estrutura para atender as pessoas que realmente precisam e querem aquilo que você está vendendo. Você poderá atender melhor esse grupo em específico, se não ficar gastando energia com quem não interessa.

Ao ficar tentando consertar e dar atenção à clientela errada, isso irá afetar negativamente toda a rotina de vendas. Ao selecionar melhor seu público todos funcionários ficam mais focados e você pode melhorar as características necessária para compradores que valem a pena. 

 

Crie uma rede de contatos

Você pode impactar mais gente, com as características ideias para sua empresa, utilizando os seus próprios consumidores. Crie alguma ação, como fornecer descontos aos atuais clientes em troca de indicação de amigos.

Além de providenciar novos contatos, que a empresa poderá entrar em contato para converter em clientes, existe a chance de haver mais vendas que aumentam por haver desconto. Um ajuda o outro e no final sai todo mundo ganhando.

 

Saiba construir seu diferencial

Quando se encontra a personalidade idealizada do consumidor, é possível obter os pontos fracos e fortes de sua marca. Utilize essas informações para encontrar ou criar um diferencial. O que faz você ser melhor dentre vários concorrentes? Utilize algo que seja bem mais forte do que qualquer característica física do seu produto, rapidez de entrega ou preços baixos, isso qualquer empresa pode proporcionar. Pense em algo que mais ninguém tem a ofertar.

 

Se torne um influenciador

Crie conteúdo para seu público alvo. Forneça textos, vídeos ou podcasts gratuitos e relevantes. Assim você pode até mesmo conquistar mais pessoas que se sintam acolhidas pela sua marca e reafirmar os laços com quem já é seu cliente. Delimitar o público irá facilitar na escolha de temas importantes para abordar.

 

Não pare de estudar o mercado

O mercado muda constantemente e por isso sua empresa deve mudar também. Atente-se ao seu consumidor e acompanhe a evolução dele. Conheça todos os produtos e serviços ofertados na empresa. Aperfeiçoe-os com os feedbacks recebidos, consertando os possíveis erros.

A busca de conhecimentos incessável permite que o negócio atinja sua melhor forma. Tal ação também contribui para o fechamento mais eficaz das vendas. 

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