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Mercado e Vendas | VENDA
Conheça os principais indicadores de venda

Os indicadores de vendas são algumas das partes mais importantes na gestão empresarial. Facilitam as decisões e mostram o rumo certo para a empresa.

· 29/10/2019 · Atualizado em 07/11/2019
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O que são

A gestão de empresas pode parecer algo complicado logo no início, mas depois que se aprende a fazer, se torna uma atividade mais simples. Essa tarefa é fundamental para acompanhar o desempenho do negócio.

Antigamente, toda a gestão era feita de forma manual, mas hoje em dia existem diversos programas ou softwares que podem ser utilizados com a proposta de automatizar os dados necessários.

Os indicadores de venda são uma das maneiras de fazer a gestão empresarial, eles servem para fazer o acompanhamento de toda a equipe, medindo o desempenho individual e coletivo.

Esses dados auxiliam a verificar a situação atual da empresa, para que ela possa vencer metas e prazos no futuro. Eles direcionam cada funcionário para que possam cumprir o seu papel, bem como guiar todos para um objetivo em comum, que deve ser alinhado pela empresa. O uso feito da forma correta promove o crescimento do negócio.

             

Benefícios

Utilizar indicadores dentro de uma empresa faz com que todos alcancem melhores resultados. Pode-se medir o desempenho de cada vendedor em particular e de toda equipe de vendas. Torna-se possível fazer previsões de vendas dentro de um determinado prazo.

É possível colocar metas e explicar novos métodos, para que o vendedor consiga vender mais. Ensinar cada um sobre a empresa e o padrão desejado para o atendimento pode trazer mais segurança e conforto, pois saberão que estão fazendo as coisas do jeito certo.

Quando cada vendedor traça suas metas, de maneira particular, sem pensar em conjunto, ele acaba lutando para um ideal que muitas vezes pode não estar alinhado com a proposta da empresa. A consequência de não ser guiado é desviar de um objetivo maior, podendo causar frustrações por não conseguir se adequar ao negócio.

Quais são

Existem vários indicadores de vendas. São métricas que abordam a empresa de uma maneira geral, para conseguir fazê-la ir pra frente.

Use os indicadores com moderação, escolhendo os mais importantes para seu negócio. Ao exagerar na quantia de métricas e dados, o profissional responsável pode ficar analisando informações desnecessárias, enquanto poderia se aprofundar mais nos dados importantes.

Existem diversas maneiras de analisar como andam as vendas da sua empresa. Os dados que elas apresentam são fundamentais para saber sobre o andamento das coisas e analisar o que deve ser alterado. Conheça alguns dos indicadores de vendas mais comuns e utilizados:

  • Leads – São as pessoas que se interessam pelo que você vende, podendo ser convertidas em clientes.
  • Taxa de conversão – Uma das análises mais importantes a ser feita, que mostra o real desempenho das estratégias. Refere-se à quantidade de pessoas que realmente concluíram uma compra. É um cálculo fácil de fazer, basta dividir o número de vendas pela quantidade de oportunidades, depois multiplique por 100. Quanto maior a conversão, melhor estão sendo as vendas.
  • Ticket médio – Trata-se da média de gastos feitos por compras. Combos, promoções, frete grátis, pague um e leve dois são algumas ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar essa métrica. Isso porque ao levar mais produtos, a pessoa irá ter mais benefícios.
  • Custo de aquisição por cliente – Se refere o dinheiro gasto para conseguir clientes. Deve considerar todo o investimento feito, marketing, geração de conteúdo e outros. Ao somar todos os gastos e dividir pela quantidade de clientes de um determinado período, será obtido o resultado que indica se a empresa está lucrando ou gastando dinheiro para conseguir vender.
  • Ciclo de vendas – é o tempo durante o primeiro contato do cliente com a empresa, até o fechamento da primeira vida. Quanto mais curto, melhor estão sendo as estratégias.
Dicas

Nunca é tarde para mudar sua forma de vender e adquirir mais conhecimentos. Conheça algumas dicas para ajudar a sua empresa:

 

Aprendizados diários

Para chegar mais longe precisa-se de esforço diário. É possível tentar a cada dia ser mais produtivo, melhorar a abordagem com clientes ou vender mais. Invista nos pequenos passos que podem ser dados na rotina para evoluir.

Se uma pessoa melhorar 1% todos os dias, em 1 ano ela terá melhorado 365%. Atitudes grandiosas são a somatória de diversos detalhes e pequenos gestos. Aprenda um pouco mais a cada dia, procure informações, dicas e aprenda com quem tem mais experiência e bagagem.

 

Realizações diárias

Tenha novas conquistas todos os dias. Avalie tudo o que fez que pode ser benéfico para a carreira. É preciso colocar em prática todos novos ensinamentos adquiridos.

Entre em contato com os clientes deixados em stand by. Faça o orçamento com os novos fornecedores que está querendo contatar há meses. Atualize os leads e comece a fazer hoje as coisas que tem sido deixadas para amanhã.

 

Tenha novos contatos

Conhecer outras pessoas do ramo e expandir os horizontes pode fazer com que o vendedor se alie com quem pode ajudá-lo a vender mais. 

Quanto maior a cadeia de conhecidos, mais pessoas saberão sobre seu trabalho. Assim, quando precisarem daquilo que você está vendendo, elas já sabem onde encontrar e até mesmo recomendar para terceiros.

 

Satisfação é sinônimo de indicação

Quando um serviço e um produto estão na mão de um ótimo vendedor, ele fará tudo para que o cliente tenha a melhor experiência de compra possível. O bom atendimento estimula esse cliente a recomendar a empresa para outras pessoas que podem vir a precisar.

Quanto maior a satisfação, maior a chance de indicação. O boca a boca ainda é uma ferramenta muito potente. O mesmo acontece para quando a experiência é negativa. Algumas pessoas gostam tanto de um vendedor, que podem até mesmo pedir que sejam atendidas especificamente por ele.

Quando um cliente se sente mal atendido, pode ser feito o contato com ele como uma forma de solucionar o problema percebido. Pode ser feita a troca de um produto, fornecer desconto em algum serviço e outras coisas do tipo, que estimulem o cliente a mudar sua percepção.

 

Compare-se aos concorrentes

Ao conhecer melhor o concorrente, é possível conhecer o que ele propõe, para que sua empresa faça algo ainda melhor. Ajuda a analisar como está o mercado de trabalho e a saber como suas vendas e metas andam quando comparadas as dele.

Trace planos, veja qual diferencial pode ser oferecido e os pontos positivos que seu negócio possui. Monte mais estratégias de venda, baseando-se nele. Ache os pontos fracos e se diferencie melhorando o que ele faz de errado.

 

Reconheça suas falhas

O primeiro passo para quase toda melhoria é reconhecer o erro. Você pode perguntar para colegas de trabalho e clientes íntimos o que você pode fazer para melhorar.

 

Como traçar e monitorar

Saiba como criar indicadores essenciais em vendas que possam ser medidos e gerenciados, proporcionando a oportunidade de obter análises para tomar decisões mais assertivas na sua empresa. 

Participe da Trilha do Sebrae Gestão em Vendas e conheça mais sobre esse tema tão importante.


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