MIDIAS SOCIAIS

Qual mídia social devo escolher para divulgar a minha empresa?

Para que uma empresa de torne mais conhecida e consiga atrair novos clientes, o uso de mídias e redes sociais é fundamental.

Mídias Sociais

O marketing digital reúne as mais diversas estratégias para atingir o público certo e disseminar uma solução para os problemas das pessoas, que muitas vezes pode até passar despercebido por elas. Veja abaixo alguns dos principais objetivos para estar presente na web:

  • Criar um relacionamento com o público-alvo e clientes;
  • Mostrar ao mundo a identidade da marca, para que os clientes possam se identificar de acordo com suas ideologias e personalidade;
  • Atrair novas oportunidades e compradores;
  • Mostrar aos internautas motivos e criar o desejo de adquirir um produto ou serviço.

Mas tudo isso não é tão fácil quanto parece. É preciso utilizar técnicas de marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO. Outro detalhe importante, é saber utilizar os canais certos, para atingir as pessoas certas. Se você ainda não decidiu quais redes sociais são mais adequadas pela sua empresa, veja ao longo do texto as informações sobre cada uma delas.

Quando se trata de mídias sociais, não existe uma regra para definir qual o melhor local para se estar na web. Para decidir, é preciso colocar na balança o esforço necessário e pontos positivo de cada uma delas.

 

Início das redes sociais


Os primeiros computadores foram projetados para cientistas em universidades. O objetivo era puramente compartilhar informações entre eles. Somente nos anos 90 que surgiram portais relacionados a jornalismo e notícias. Na mesma década, sites de relacionamentos começaram a surgir, até a internet evoluir para o que conhecemos.

Os usuários começaram a interagir uns com os outros através de chats, blogs, fóruns e outros. Essa mudança fez com que pessoas se aproximassem, mesmo estando fisicamente distantes. A internet tem esse poder de aproximação e você pode tirar muito proveito se utilizá-la de forma correta.

 

Web

Para chegar até o ponto onde estamos, a internet passou por variações, ficando cada vez mais inclusiva e dando voz aos clientes. Com o seu surgimento, a comunicação começo a ser bilateral. A ideia de só empresas emitirem mensagens, sem o retorno dos consumidores, ficou no passado. Conheça os 3 tipos de web existentes:

  • Web 1.0 – os internautas não participavam como hoje em dia. Se trata das páginas estáticas, sem interação. Um exemplo é o Yahoo;
  • Web 2.0 – os conteúdos começam a ser produzidos pelos próprios usuários da internet, como no Youtube e Blogs;
  • Web 3.0 – É o futuro da Web, onde algoritmos entregam aos internautas conteúdos relacionados aos seus interesses. Um exemplo é o Spotify, que entrega listas prontas e diferenciadas de acordo com o que os usuários escutam. As mesmas listas e sugestões não se repetem para outras pessoas com diferentes gostos musicais. O mesmo ocorre com a classificação de filmes na Netflix. Esse tipo de web pode ser chamado de Web Inteligente. Os algoritmos estão cada vez mais precisos, muitas vezes dando a impressão que nossos dispositivos estão escutando nossas conversas.

 

O que são mídias sociais?

As mídias sociais são os canais online por onde os internautas podem se comunicar. É possível achar muitas informações dos clientes e de campanhas na web. Não é só a empresa que fala com o consumidor, mas ele também pode se comunicar com a empresa.

Marcas costumam usar as redes para se aproximar mais de seu público, dar atenção para cada um, de maneira individual. Isso faz com que as pessoas se sintam especiais e estreita laços entre marca e consumidor. Quem responde os clientes online se sobressai em vista aos concorrentes.

É importante ter cautela e saber lidar com críticas. Pode ser que exista um retorno negativo para algumas características da empresa. Nessas ocasiões é preciso muito jogo de cintura, para responder o consumidor com educação e tentar achar uma solução para aquilo que ele expos. O uso do humor é sempre uma ótima saída.

O material que será colocado na internet deve ser interessante para o público-alvo. Além de divulgar conteúdos relevantes, pode-se manifestar opiniões, defender ideias e pontos de vistas. Alguns perfis costumam defender grupos específico, como mulheres, pessoas LGBT, animais de rua e outros. Caso sua empresa se identifique com uma causa, use isso ao seu favor.

Dentro das mídias sociais, existe a categoria de rede social, servindo para interação de grupos de pessoas entre si. Já a mídia social se refere à produção conteúdo, para que estes possam ser compartilhados pelos leitores.
Diferente dos métodos mais arcaicos de comunicação, as redes sociais funcionam como uma via de mão dupla. Antes da era digital, apenas as empresas poderiam emitir suas mensagens e dificilmente recebiam um feedback do público. Era difícil saber o que estava agradando e coletar informações da opinião do público. Mas nessa nova era, tudo se tornou mais fácil.

As mídias sociais começaram a permitir a interação e participação dos usuários. Grandes marcas passaram a ficar conhecidas pelo público, devido às respostas espontâneas dadas aos seguidores. A Netflix é um grande exemplo, que usa e abusa do humor e criatividade em sua comunicação, e se tornou referência quando se fala de atuação online.

 

Entenda a importância de estar no meio online

No ano de 2017 foi feita uma pesquisa de opinião de empresários. Do total entrevistados, 92% constatou a importância das redes sociais para seu negócio. As coisas postadas na web possuem a capacidade de serem compartilhadas por diversas pessoas, em questão de segundos, o que é praticamente impossível com mídia impressa, por exemplo. É preciso que as mensagens sejam claras, para que não exista a margem de uma interpretação errada. O duplo sentido deve existir apenas quando for proposital.

 

Qual canal online escolher?

É preciso que você conheça seu público-alvo antes de definir as redes que irá utilizar. Analise quem seus clientes seguem, o que eles publicam, o que compartilham e todas as informações possíveis.
Escolha o ambiente digital que seus compradores estão. Abaixo você pode conferir dados importantes:

  • 92,1% das empresas estão em alguma rede social;
  • A utilização de mídia paga é feita por 63% delas;
  • Utilizar conteúdo visual aumenta 40 vezes a chance de ser compartilhado;
  • Em média o valor gasto nas mídias digitais corresponde a 5% de todos os gastos com marketing

 

Informações das redes

Cada rede tem sua vantagem, geralmente utiliza-se mais de uma rede social, para atingir um público maior. Conheça os benefícios e saiba qual escolher:


Facebook

  • O Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas;
  • Conteúdos com imagem aumentam 2,3 vezes a chance de serem compartilhados;
  • O maior acesso ocorre na América Latina;
  • 73% dos usuários usam o Facebook para fins profissionais;
  • O aumento dos conteúdos aumentou em mais de 57% entre 2014 e 2016;
  • É a rede mais utilizada por usuários no país;
  • O Facebook é utilizado por 97,6% das empresas.

 

Instagram

  • O envolvimento do usuário com as empresas é frequente, correspondendo a 68%;
  • Mensalmente existem 500 milhões de usuários ativos;
  • O engajamento por consumidor é 58 vezes maior;
  • É a rede mais importante para 32% dos jovens;
  • A maior faixa etária existentes é dos 18 aos 29 anos;
  • Mulheres são maioria na utilização da rede;
  • 63,3% das pessoas utilizam o Instagram.

 

Linkedin

  • 98% de postagem com imagem recebem comentários;
  • Conteúdos com link são 200% menos acessados;
  • Em 2016 o número de consumo de conteúdo teve um aumento em 21%;
  • 39% dos usuários pagam pela conta premium;
  • É muito utilizada para usuários que buscam aprendizado e conteúdos de qualidade;
  • No comércio B2B, 81% das empresas usam a plataforma para lançamento de produtos;
  • Ainda se tratando do B2B, 91% das empresas utilizam o Linkedin para compartilhar informações;
  • Em média, os usuários gastam 17 minutos mensalmente na plataforma.

 

Youtube

  • As visualizações via mobile representam mais da metade dos acessos;
  • As qualidades mais notadas pelos usuários é autenticidade, variedade de conteúdo e liberdade de expressão;
  • O Youtube atinge as classes A, B e C;
  • 95% de pessoas entre 18 e 35 anos acessam o site;
  • 31% buscam conteúdos para aprendizado
  • As pessoas acreditam que o Youtube oferece os mais diversos conteúdos;
  • 59% das pessoas preferem se atualizar pelos vídeos postados do que através de notícias.

Pinterest

  • 80% dos acessos é por mobile;
  • 72% utilizam as imagens como inspiração para compras em lojas físicas;
  • 93% das pessoas fazem planejamento de compras pelo app;
  • A idade média dos usuários é de 40 anos;
  • O Pinterest influencia 87% dos usuários a fazerem compras;
  • 67% utilizam o app dentro de lojas;
  • 83% dão preferência a seguir marcas do que figuras públicas;
  • 81% das pessoas que utilizam a plataforma são do sexo feminino.

 

Como começar a usar as mídias sociais

Monte um plano de ação e faça o cronograma de todo conteúdo a ser postado, colocando prazo para a postagem. O marketing digital é um ótimo investimento, contratá-lo pode ajudar a atingir um público maior e com mais potencial de compra. Não adianta apenas sair postando qualquer texto ou vídeo. É preciso analisar se estes conteúdos têm a ver com a imagem que sua marca quer alcançar.

Separe as plataformas que deseja usar. Tenha em mente que todas as mídias sociais devem ser atualizadas constantemente. O direcionamento certo torna o investimento mais barato. Lembre-se que não adianta entregar o que é produzido para pessoas que não se interessem e não se identifiquem.

 

Dicas

Estar presente nas mídias sociais pode parecer difícil no começo. Só produzir conteúdo, sem que haja engajamento e interação com os consumidores, é perda de tempo. Se não sabe por onde começar, veja nossas dicas abaixo:

  • Faça o engajamento acontecer. Utilize postagens de qualidade e os seguidores aparecem naturalmente. Para que eles comentem e publiquem crie enquetes, use o bom humor, crie testes e coisas interativas. Isso faz as pessoas confiarem na sua marca;
  • Trate seus clientes de forma diferenciada. É preciso um contato mais humanizado, feito por alguém responsável por responder os comentários. Quando se utiliza respostas prontas, não se alcança o objetivo de se aproximar do cliente;
  • Conteúdos úteis atraem mais pessoas. Caso poste coisas sem relevância, dificilmente o cliente vai prestar atenção;
  • Use a criatividade para resolver problemas e responder os internautas.

Agora que você já conhece algumas mídias sociais, é possível avaliar as melhores delas, de acordo com o conteúdo que se tem a oferecer e o público que pretende-se engajar.

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