O Sebrae no Paraná

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição sem fins lucrativos, criada na década de 1970 para auxiliar os empreendedores e empresários de pequenos negócios de todo o Brasil. São 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do  País.

No  Paraná, o Sebrae possui 6 regionais e 11 escritórios, mas chega a todos os 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações comerciais e empresariais, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e iniciativa privada.

Parceiro do desenvolvimento, o Sebrae - a Casa do Empreendedorismo no Paraná - oferece soluções, palestras, capacitações e treinamentos, em temas variados como recursos humanos, empreendedorismo, marketing, finanças, gestão estratégica, gestão da qualidade e muito mais.

No Sebrae, os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas têm o apoio que precisam para abrir, de forma planejada, e manter seus próprios negócios. Com o conhecimento, esses empreendedores e empresários tornam-se mais competitivos numa economia globalizada.

 

Missão, Visão, Negócio, Cliente e Valores


Missão:
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

Visão: Ser excelência em soluções para pequenas empresas, contribuindo na construção de um Brasil melhor.

Negócio: Soluções para pequenas empresas.

Cliente: Micro e pequenas empresas formais e informais e pessoas interessadas em abrir um negócio.


Valores:

1. Ética, respeito e responsabilidade em tudo o que fazemos.

2. Ousadia e coragem em assumir desafios.

3. Crença no que fazemos e orgulho pelo que somos.

4. Compromisso com o resultado do cliente.

5. A equipe é nossa força.

6. Valorização e desenvolvimento das pessoas.

7. Ambiente proativo, participativo e transparente.

8. Busca contínua pela inovação e excelência.

 

O Sebrae é predominantemente administrado pela iniciativa privada. É uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo, com sede e foro no Paraná, vinculada ao Sistema Sebrae, e, embora operando em sintonia com o setor público, não se vincula à estrutura pública federal.

Sua receita principal advém da contribuição das empresas, em média 0,6% sobre a folha de pagamento, recolhida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A instituição é fruto, portanto, de uma decisão política da cúpula empresarial e do Estado, que se associaram para criá-la e cooperam na busca de objetivos comuns. É por isso mesmo, uma entidade empresarial voltada para atender ao segmento privado, embora desempenhe função pública e tenha sempre em consideração as necessidades do desenvolvimento econômico e social do País.

Pelo fato de administrar verbas decorrentes de contribuições parafiscais e gozar de privilégios próprios dos entes públicos, o Sebrae está sujeito a normas semelhantes às da Administração Pública, sob vários aspectos, em especial no que diz respeito a:

  • Observância dos princípios da licitação (moralidade, igualdade, publicidade, impessoalidade, legalidade);
  • Exigência de processo seletivo para a seleção de pessoal;
  • Prestação de contas aos órgãos de controle externo (TCU, CGU, TCE, auditorias externas independentes).

 



Acesse nossa página Transparência