INOVAÇÃO

Bioeconomia - inovação e sustentabilidade em cadeias produtivas

Conheça o projeto que facilita o acesso a novas tecnologias, matérias-primas, produtos e modelos de negócios visando o aumento de competitividade;

O que é bioeconomia?

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI, 2013): “A bioeconomia surge como resultado de uma revolução de inovações na área das ciências biológicas. Está relacionada à invenção, desenvolvimento e uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária”.

Portanto, a bioeconomia envolve um espectro de tecnologias de pesquisas que podem ser aplicadas em vários setores de forma sustentável e inovadora abrindo novas oportunidades de mercado.

Dessa forma, trata-se de uma atividade econômica baseada no desenvolvimento e utilização de novos produtos e processos biológicos nas áreas: agrícola, pecuária, saúde humana, biotecnologia industrial, tecnologias de informação, nanotecnologia, biociências, robóticas e materiais, com o objetivo de gerar conhecimento e novas tecnologias que sejam utilizadas por empresas e pela sociedade.

Bioeconomia para o Sebrae

Bioeconomia consiste em iniciativas sustentáveis baseadas na utilização de recursos biológicos renováveis que visam inovar processos e/ou produtos em cadeias produtivas, gerando oportunidades de mercado para os pequenos negócios.

Considerando a estratégia de atuação do Sebrae, a bioeconomia se estabelece como um macrossegmento transversal que pode proporcionar valor em cadeias produtivas, contribuindo para o desenvolvimento de bionegócios e oportunidades de mercado para os pequenos negócios, com destaque para as cadeias produtivas de alimentos e bebidas; energia; higiene e cosméticos; casa e construção; e moda.

Atuação do Sebrae

Como o Sebrae no Rio de Janeiro atua no apoio aos projetos em biotecnologia:

  • Promovendo a integração da bioeconomia e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae  no Rio de Janeiro;
  • Possibilitando às micro e pequenas empresas (MPE) acesso a novas tecnologias, matérias-primas, produtos e modelos de negócios visando o aumento de competitividade;
  • Contribuindo para a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica com foco em biostartup;
  • Integrando instituições de ensino, empresas, centros de pesquisa, entidades públicas e privadas para estimular a realização de trabalhos compartilhados, fomentar o empreendedorismo no meio acadêmico e ampliar o acesso a novos mercados.

7ª Edição do Green Rio - seleção de biostartups

O Sebrae/RJ realizou um processo seletivo para escolher biostartups para participar da 7ª Edição do Green Rio, na Marina da Glória.

O projeto de bioeconomia visa apoiar a criação e o desenvolvimento de biostartups visando ampliar o acesso ao mercado, interar com empresários do segmento de agronegócios, bebidas, cosméticos e representantes do poder público voltados para compras governamentais. 

Essas biostartups participaram do Pitch com propostas de soluções tecnológicas sustentáveis voltadas para os segmentos de agricultura, moda, indústria têxtil, coleta seletiva e tratamento hídrico.

O critério de classificação analisado para selecionar as biostartups levou em conta o estágio de operação, que abrangem três etapas: nível de amadurecimento, desenvolvimento de ações no mercado e/ou que estão em busca de investidores para receber aporte financeiro para escalar o negócio.

Biostartups selecionadas:

  • Biotecam
  • Eco Ponto
  • Ascender Ideias
  • Fazenda Urbana
  • Fourzym
  • Libertas
  • Mancha
  • Onomade

Informações

Ligue 0800 570 0800.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: