AMBIENTE COMPETITIVO

Conheça o Sebrae Fitness e melhore a gestão do seu negócio

Soluções personalizadas para o mercado fitness

Mercado em expansão

O mercado de academias brasileiro é considerado um dos principais no mundo com potencial de expansão.

O Brasil é o segundo mercado mundial em número de academias e o primeiro da América Latina, atingindo a marca de 31.809 unidades de negócios espalhadas pelo país, perdendo apenas para os Estados Unidos (36.180 academias), segundo dados do The IHRSA Global Report 2016

Entre 2009 e 2016, o país cresceu 127% no número de academias, enquanto o crescimento mundial foi de 50% no mesmo período.

Para atender especificamente esse setor, o Sebrae Fitness foi desenvolvido com o objetivo de oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades dessas empresas.

Com os conteúdos elaborados pelo Sebrae/RJ, o gestor poderá aperfeiçoar na prática seu conhecimento sobre o mercado e entender como poderá melhorar a competitividade do seu negócio.

Público alvo

  • Empresários de empresas já formadas que precisam melhorar a gestão ou desejam expandir seu negócio;
  • Potenciais empresários, que desejam abrir um negócio no setor de fitness.

O projeto

A proposta do projeto é personalização de soluções para cada um desses perfis. Conheça as realizações do projeto.

Com a pesquisa realizada no início de 2017, pode-se traçar os três perfis dos gestores das academias e os quatro perfis dos clientes de academias. Assim como diversas oportunidade de melhorias que os negócios apresentaram. Acesse a Pesquisa de mercado.

Confira o que aconteceu:

Metodologia para ajudar a expandir mercado

  • Trilha de acesso a mercado - dividida em seis partes: análise do cenário, que mostra como se encontra o cenário do setor; autodiagnóstico, onde o gestor pode fazer uma análise crítica sobre a atuação de sua empresa; fatores de sucesso, são apresentadas oito dicas para se obter sucesso; posicionamento, que menciona algumas docas de como se posicionar adequadamente; estratégias, que propõe ao empresário diversos apontamentos de sete questões estratégicas para o negócio; e ações de promoção com dicas de como promover seu negócio.

Relatórios inteligência

1. Formação de Preço no segmento Fitness. Ajuda o empreendedor do setor a definir qual será o preço que deverá/poderá cobrará de seus clientes pelo serviço prestado. Também oferece informações sobre ponto de equilíbrio e lucro.

2. Relatório de Marketing - agregando valor para sua marca. O relatório de marketing vai bem além do que muitos entendem como marketing. Ensina como criar uma proposta de valor, promover ideias de consumo e entregar as expectativas. Ao seguir os passos sugeridos, os empresários serão capazes de utilizar o marketing a favor de seu negócio.

3. Relatório de Serviço - a entrega de valor para o cliente. Explora um tema muito importante para a empresa do setor, afinal as academias sobrevivem de prestar serviço. É abordado a entrega de valor para o cliente com bons serviços. A base do relatório é a experiência do usuário. 

4. Modelo de Negócios - preparando as empresas para a competição. Discrimina os detalhes entre os modelos de negócio “academia”; academias que sabem cobrar mais; academias que sabem cobrar menos; e as academias especialistas.

5. E-book - confira o documento completo.

6. Relatório de direcionamento estratégico - as empresas do segmento fitness dependem de diversos fatores para sobreviver, e essa busca constante pela sobrevivência depende da implementação de uma visão estratégica definida.

7. Aumentando a visitação - crie estratégias que estimulem a visitação em meio a tantas ofertas de concorrentes.

8. Fidelizando o cliente - como fazer com que o seu consumidor permaneça na sua estrutura por mais tempo?

9. Reconquistando clientes - dentre todas as estratégias existentes para transformar o negócio, reconquistar é a mais desafiante e a que exige mais disciplina.

10. Liderança - academias convivem com o desafio de conseguir gestores que consigam exercer sua liderança sobre suas equipes

Como participar

O Sebrae no Rio de Janeiro quer estar cada vez mais próximo do empresário do setor fitness e wellness.

Quero receber mais informações

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: