NEGÓCIO

Estudo de potencialidades turísticas de Madureira

Conheça os atrativos culturais do “coração da Zona Norte” do Rio.

Berço do samba

Pesquisa realizada pelo Sebrae/RJ com 630 moradores na região do bairro de Madureira, conhecido como coração da Zona Norte do Rio, apontou que o samba é fundamental para a cultura e a economia do bairro (62,7% dos entrevistados).

A palavra “samba” foi a mais repetida durante a pesquisa, como identidade da região. Madureira é considerado o “berço do samba” para 87,5%. Afinal, é na região que estão localizadas as várias rodas de samba como o Pagode da Tia Doca.

O Estudo de Potencialidades-Roteiro do Samba Madureira revela o otimismo do setor empresarial.

Um dos destaques foi a preferência pela alimentação fora do lar (53,6%). Um exemplo da culinária típica da gastronomia afro-brasileira é a Feira das Yabás: reúne barracas de 16 “tias” que preparam deliciosas receitas e acontece todo segundo domingo do mês, em Oswaldo Cruz.

A comercialização de artesanatos (20,9%) também foi citada pelos entrevistados como uma atividade importante.

As agências de turismo receptivo entrevistadas afirmaram que a inovação é o principal motivo que leva as empresas a comercializar e montar um roteiro turístico em seu portfólio. Como exemplo citam o Baile Charme, sob o Viaduto Negrão de Lima, reduto carioca da música black e a Casa do Jongo (Centro Cultural), que difunde e perpetua o gênero de dança de origem africana no bairro.

Conheça o roteiro de samba

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: