ALI

Receba o Sebrae na sua empresa. Programa ALI ajuda a implantar práticas inovadoras gratuitamente no seu negócio.

A inovação é fator de sobrevivência das micro e pequenas empresas, por isso o Sebrae criou o programa agentes locais de inovação (ALI) que, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada. Essa orientação é realizada por ALI, bolsistas do CNPq selecionados e capacitados pelo Sebrae, para acompanhar um conjunto de empresas definidas pelo Sebrae/UF. O programa ALI tem abrangência nacional e está consolidado como diferencial e estratégia de competitividade para os pequenos negócios.

Os ALI visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para seus produtos. O programa tem as seguintes etapas:

Podem participar empresas de pequeno porte (EPP) com faturamento anual de R$ 360.000,01 a R$3.600.000,00 e atuantes nos setores da indústria, do comércio ou de serviços.


O programa oferece: acompanhamento in loco, ou seja, o agente vai na empresa; acompanhamento continuado, que consiste em várias visitas do agente; acompanhamento customizado, no qual as soluções são apresentadas de acordo com a necessidade da empresa; e acompanhamento especializado, no qual as ações propostas pelo ALI são validadas pelo consultor sênior, especialista do Sebrae. Os acompanhamentos são gratuitos.

Para mais informações, clique aqui ou utilize um de nossos canais de atendimento.