AGRONEGÓCIO

Agricultores atendidos pelo Sebrae em Roraima participam de evento

Produtores aproveitaram a oportunidade para divulgar suas técnicas de produção, ampliar suas redes de contato e comercializar produtos orgânicos.

  • Assentamento Truaru

 

Consultorias, missões empresariais e muito conhecimento. Estes foram alguns dos fatores citados pelos produtores que participaram do ‘Maio Empreendedor’, evento promovido pelo Sebrae em Roraima, que reuniu mais de 50 empresas em um único espaço, para fomentar a cultura empreendedora do Estado.

Os produtores fazem parte dos Projetos de Assentamento (PA) Truaru e Nova Amazônia, da zona Rural de Boa Vista e participam do ‘Sebrae Bio’.

Um dos agricultores que participaram do evento Cristóvão Andrade, mais conhecido como ‘Nanico’, mantém uma propriedade no Projeto de Assentamento (PA) Nova Amazônia, zona Rural de Boa Vista.

Segundo ele, o Sebrae-RR é um parceiro dos agricultores, pois oferece todo o apoio técnico por meio de profissionais capacitados que atuam com responsabilidade juntos aos pequenos negócios rurais.

“Nós participamos há muito tempo dos projetos do Sebrae-RR e somos gratos pelo trabalho realizado na nossa propriedade. Ao longo desse tempo, constatamos muitas melhorias após as consultorias técnicas.

Aqui no ‘Maio Empreendedor’ estamos expondo e comercializando a nossa produção. É realmente uma ótima oportunidade de geração de lucro para todos os produtores”, disse.

Entre os produtos expostos no evento estavam: macaxeira, banana, água de coco, mel de abelha, frutas regionais, batata, ovo de codorna, seriguela, limão e várias espécies de plantas. ‘Nanico’ ressaltou que os alimentos orgânicos são saborosos e mais saudáveis que os convencionais.

“Os alimentos orgânicos são isentos de insumos artificiais, como os adubos químicos e os agrotóxicos, não contém drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Todos esses alimentos podem ser encontrados nas Feiras Orgânicas de Boa Vista”, explicou.

Assentamento Truaru
  • Setor de Fruticultura

O produtor do PA Truaru, Eronilson Araújo Ferreira, informou que já faz parte do projeto ‘Sebrae Bio’ há um ano e meio e só tem percebido vantagens em ter a instituição na sua propriedade. “Eu gosto muito de participar das ações desenvolvidas pelo Sebrae-RR, que me ajudam diretamente no que preciso, melhorando nossa produção e nos ajudando a obter mais lucro”, relatou.

Os participantes do ‘Sebrae Bio’ são beneficiados com palestras, cursos, oficinas, consultorias, missões e caravanas dentro e fora do Estado. Para Ferreira, o projeto é uma oportunidade de ampliar o empreendimento e conquistar espaço no agronegócio roraimense. “Já participei de viagens e capacitações oferecidas pelo Sebrae-RR, o que me ajudou muito, garantindo produtos de qualidade ao consumidor”, destacou o agricultor.

A iniciativa do Sebrae-RR é voltada para os segmentos de Horticultura Orgânica e Agroecologia. O analista técnico e gestor do projeto, da Unidade de Atendimento Setorial Agronegócios do Sebrae-RR, Emerson de Melo Lima, enfatizou que a intenção do ‘Sebrae Bio’ e´ promover soluções ecológicas para as propriedades rurais, bem como debater temas que ampliem a visão do produtor.

“O projeto atende cerca de 80 produtores do Assentamento (PA) Nova Amazônia, Truaru e Murupu, situados na zona rural da cidade e também do interior do Estado”, detalhou Melo, acrescentando que entre as conquistas do projeto estão o aumento da produtividade e dos canais de comercialização.

Setor de Fruticultura
  • Assentamento Truaru
  • Alimentos orgânicos

Um dos resultados do ‘Sebrae Bio’ é o Viveiro Henz, localizado no município de Rorainópolis, região Sul de Roraima. A empresária Elaine Henz destacou a oportunidade dada pelo Sebrae-RR de poder trazer a empresa para a capital, expandindo a rede de contatos entre empresários e produtores.

“É maravilhoso vir a Boa Vista mostrar nossos produtos e serviços, pois como o empreendimento é no Sul do estado, muitas pessoas não têm chance de conhecer nossa produção. Então, o ‘Maio Empreendedor’ foi uma oportunidade grandiosa de aumentarmos nossa divulgação”, assegurou.

Elaine salientou que o Sebrae-RR é parceiro tanto na produção de mudas de plantas quanto no projeto de assistência e extensão. “Fazemos parte do Projeto ‘Sebrae Bio’ com o setor de Fruticultura e temos alcançado bons resultados”, completou.

O ‘Sebrae Bio’ também proporciona aos produtores consultorias técnicas e gerenciais especificas:

  • consultorias técnicas em certificação orgânica;
  • capacitações técnicas, empreendedora e gerencial e encontro de negócios;
  • competitividade e mercado, além de ações do Sebraetec.

Alimentos orgânicos
  • Setor de Fruticultura

Para ser considerado orgânico, o alimento ou produto precisa ser produzido com os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.

Os produtos orgânicos, tanto de origem animal como vegetal, são mais saudáveis e têm mais sabor. Ao consumir produtos orgânicos, o consumidor tem acesso a todas as vitaminas e minerais preservados.

O resultado decorre do manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais. A inserção dos produtos orgânicos nos cardápios de restaurantes tem sido uma forma de valorizar os pratos e marcar uma posiçãode responsabilidade dos estabelecimentos.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: