COMUNICAÇÃO INTERNA

Comunicação interna nas empresas é tão importante quanto a externa

Encontros com colaboradores do Sebrae em Roraima têm contribuído para que todos trabalhem na mesma direção com mais eficiência. Se inspire com o exemplo.

O encontro
  • Objetivo

Para alcançar resultados positivos e ter uma equipe de alta performance é preciso ter uma comunicação interna eficiente e integradora.

Por isso, desde 2013, o Sebrae em Roraima desenvolve a prática do ‘Sebrae Comunica’, que tem a finalidade de promover o diálogo entre a Diretoria Executiva e os demais colaboradores.

Com o tema ‘Sou mais Sebrae’, o encontro de 2018 foi realizado com a participação efetiva de todos os níveis hierárquicos da instituição.

A assessora de administração de finanças do Sebrae em Roraima, Gilma Raquel Carvalho, informou que a iniciativa se deu a partir da necessidade de um canal que possibilitasse o acesso da diretoria e de outras áreas de dentro do Sebrae com todo o quadro corporativo.

“Antes, quando algum setor precisava fazer um comunicado, buscava alternativas isoladas para isso, seja por meio eletrônico ou pessoal, o que demandava tempo, prejudicava o compartilhamento de ideias e não atingia com êxito todos os envolvidos no processo.

Com base nesse contexto, surgiu há cinco anos o ‘Sebrae Comunica’ com a proposta de ser uma ponte de informação entre todos os colaboradores”, explicou.

Objetivo
  • O encontro
  • Como funciona

Gilma destacou que o encontro serve para apresentar e debater em conjunto com todos os envolvidos assuntos de relevância, como:

  • reajuste salarial;
  • alinhar novas ideias e propostas de trabalho e;
  • propor formas para melhorar a convivência dentro do ambiente institucional.

Independente do plano, o fator determinante do sucesso é a comunicação. “Toda instituição precisa manter um diálogo para garantir o sucesso em todo o processo corporativo, e nada mais justo que todos os colaboradores estarem envolvidos nas mudanças e também poderem apresentar suas ideias para melhorar o trabalho.

Um bom sistema de comunicação fará com que todos na empresa trabalhem na mesma direção”, assegurou Gilma Raquel.

De acordo com a gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae em Roraima, Noelea Sousa, o ‘Sebrae Comunica’ é uma ferramenta que tem ajudado muito nos processos da instituição. “Tínhamos um déficit com relação ao repasse de algum comunicado a todos os colaboradores. Pensando em aperfeiçoar o trabalho, foi criada esta prática”, salientou.

Como funciona
  • Objetivo

Agrupando informações relevantes, o encontro é realizado periodicamente conforme a necessidade de cada setor, ou seja, caso os gerentes precisem informar um assunto importante a todos, comunicam a diretoria e lá são definidos o dia, horário e local mais propício para o ‘Sebrae Comunica’.

Noelea lembrou que anteriormente a denominação usada para esta prática seguia os dias da semana que ocorreriam o encontro. “Chamávamos de ‘segunda-feira informativa’, ‘terça-feira informativa’ e assim por diante. Hoje em dia, essa prática é realizada conforme demanda e agendada dentro do calendário corporativo.

A Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) fica responsável pela logística”, disse. Após o encontro, todos os participantes realizam uma avaliação dos assuntos apresentados durante o evento e ainda propõem melhorias para as próximas reuniões. A diretoria faz um agrupamento com três ou quatro temas demandados e realiza o próximo ‘Sebrae Comunica’.

“Esta é uma forma de interagir com toda a equipe. Existem eventos que reúnem somente os gerentes, outros os empregados de carreira e também os que envolvem todo o quadro corporativo.

As reuniões são bem focadas e duram em torno de uma hora e meia, pois todos os temas são explanados de forma direta e objetiva”, completou.

A gerente acrescentou ainda que a boa prática do ‘Sebrae Comunica’ foi inscrita no Programa Sebrae de Excelência em Gestão. 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: