ANÁLISE DE TENDÊNCIA

Missão técnica em SP capacita empresário do setor de beleza de RR

A missão foi oportunidade para empresários se atualizarem sobre as tendências do mercado. Saiba mais sobre os serviços oferecidos pelo Sebrae RR para o setor.

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O setor de beleza está entre as atividades econômicas que sofreram menos impacto durante a crise que assolou o país nos últimos anos, pois além de manter uma atualização periódica de produtos e procedimentos, é um segmento que se reinventa a cada estação. Já conquistou o público feminino e aos poucos vem caindo no gosto dos homens.

Como Roraima está localizado no extremo norte do país, portanto, longe das grandes metrópoles, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR) oferece oportunidades para os empresários locais se manterem atualizados sobre as tendências do mercado da beleza e mais próximos das marcas, lançamentos e novos procedimentos.

Para isso, a instituição promoveu a ‘Missão à 4° Feira Estética In São Paulo’, que levou nove empreendedores que atuam no ramo de estética no Estado e fazem parte do projeto Cadeia da Beleza de Negócios, desenvolvido pela instituição. O grupo participou de uma programação profissional temática.

A importância benchmarking

A analista técnica do Sebrae-RR e gestora do projeto, Jesana Figueira, informou que a missão técnica teve como objetivo levar os empresários a conhecerem melhor a realidade do mercado nacional, bem como terem a oportunidade de se capacitarem e fazer um benchmarking.

“Benchmarking é um importante instrumento de gestão que as empresas de diversos setores utilizam por meio do processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, que gera resultados para os empreendedores”, explicou, acrescentando que toda a comitiva participou das programações da Feira e realizou visitas técnicas.

O que o Sebrae oferece
  • 17ª Feira Hair Brasil

Ela destacou que o projeto Cadeia da Beleza de Negócios do Sebrae-RR busca fortalecer os pequenos negócios do macrossegmento de higiene e cosméticos a partir da difusão da cultura empreendedora e da melhoria da gestão empresarial, garantindo lucro para as empresas e contribuindo para a sua consolidação no mercado.

“A iniciativa dispõe de consultoria, capacitação, inovação e acesso ao mercado, contemplando a cadeia de valor e os microssegmentos dos pequenos negócios, que buscam aumentar a competitividade das empresas do mesmo setor e implantar práticas sustentáveis entre os colaboradores”, disse.

Entre os temas trabalhados dentro do projeto em Roraima está o de gestão gerencial, que abrange as áreas de Finanças, Sustentabilidade, Gestão Trabalhista, Marketing, Gestão de Pessoas e outras, conforme a necessidade de cada empresa participante.

“Os resultados podem ser vistos gradativamente, a partir do momento que o empresário põe em prática o que aprendeu com o Sebrae-RR”, afirmou a gestora.

Jesana enfatizou que este ano o grande diferencial da Feira de Estética In São Paulo foi o benchmarking, desenvolvido para melhorar as funções e processos de uma empresa, uma vez que analisa as estratégias e possibilita que a outra empresa possa criar novas ideias com base no que já é realizado.

“Este instrumento possibilita o aprendizado dos
empresários de Roraima com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina”, assegurou.

Segundo ela, a visita à Feira de Estética In São Paulo e as visitas técnicas foram bastante produtivas e relevantes a todos que puderam fazer parte da comitiva. “O segmento da beleza foi um dos menos afetados com a crise, porém não deixou de ser impactado. Com isso, as empresas procuraram se reinventar para se manter no mercado roraimense e tornaram-se mais competitivas trazendo as novidades vistas no evento”.

17ª Feira Hair Brasil
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Paralelamente a 4ª Feira Estética In São Paulo, os empresários também visitaram a 17ª Feira Hair Brasil - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, no mesmo Estado.

A gestora do projeto Cadeia da Beleza de Negócios do Sebrae-RR salientou que a programação da feira profissional setorizada, envolveu os segmentos de estética, make up, nail, varejo negócios, varejo show, profissional negócios e profissional show.

“O evento reuniu 570 marcas de produtos de beleza e ofereceu shows, workshops, seminários e congressos. Além de duas visitas técnicas, uma na empresa Ikesaki e outra no Circus Hair”, assegurou a analista técnico.

Jesana contou que a feira investe cada vez mais na qualificação profissional do segmento de beleza, trazendo uma programação completa de capacitação e atualização com os maiores experts do Brasil, sendo o melhor caminho para se aproximar dos empresários de redes e profissionais de todo o País.

“A Feira Hair Brasil é planejada para atender o mercado de salões de beleza e clínicas de estética, pois durante o evento são lançados novos produtos profissionais, sinalizadas tendências e promoção de negócios na área de beleza”, destacou.

Ela acrescentou que o evento é voltado para profissionais que desenvolvem funções de cabeleireiros, esteticistas, administradores de salões e clínicas de beleza.

“O momento foi de aprendizado, troca de conhecimentos e atualizações. A programação proporcionou aos empresários de Roraima, o conhecimento de técnicas mundiais e eles puderam conferir as novidades da indústria e falar direto com seus fornecedores, trocando experiências e desenvolvendo novas ideias”, disse Jesana Figueira.

De acordo com informações da organização do evento em São Paulo, 98 mil visitas profissionais foram registradas ao longo dos três dias da 17ª Feira Hair Brasil - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, sendo 43 mil visitantes únicos.

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