ARRANJO PRODUTIVO LOCAL

Sabores de Roraima

Este arquivo tem como objetivo apresentar, esclarecer e descrever a gastronomia do estado de Roraima, em seus usos e costumes.

Roraima
  • Gastronomia

Roraima é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte do país, sendo o estado mais setentrional da federação. Tem por limites a Venezuela ao norte e noroeste, Guiana ao leste, Pará ao sudeste e Amazonas ao sul e oeste. A Capital Boa Vista é a única capital brasileira totalmente localizada no Hemisfério Norte.

A palavra “Roraima” vem de línguas indígenas. Sua etimologia lhe emprega três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”. Seria a junção de roro (papagaio) e imã (pai, formado). Nessa língua indígena, roro – ou serra, monte, formando portanto, a palavra “serra verde”, que reflete a paisagem natural da região.

Gastronomia
  • Roraima
  • Receitas roraimenses

A Gastronomia de Roraima, seja através de criações regionais ou de influências de pratos de outros estados repaginados por habilidosos cozinheiros em restaurante ou bares, ou de donas de casa, irá surpreender paladares, olfatos e visões dos turistas e visitantes que vêm a trabalho em um estado que apresenta cada vez melhores oportunidades para se empreender ou para lazer em meio rural, em atividades de ecoturismo, dentre outras.

A cozinha de uma determinada região é influenciada de uma forma ou de outra através do processo de aculturação de seu povo e por outro lado porque os ingredientes utilizados para a sua confecção são características de cada região.

Em Roraima não foi diferente. Recebendo influências do amazonas com seus peixes, do Tucupi e Jambu Paraenses, dos Escondidinhos Nordestinos, do Sul e Sudeste com seus assados de panela, galinha caipira, até mesmo da Guiana com o curry e da Venezuela através das Arepas e sanduiches como Pepitos.

Roraima tem uma grande variedade de peixes como Tambaqui, Tucunaré, Dourado, Matrinxã, Pacu, Bodó, etc. Cozidos em forma de mujica, preparados como escondidinhos, ou no prato mais simbólico do estado com todos seus perfumes e profundos sabores que é a Damurida, criações que caírem no gosto local como o Peixe à Delicia ou apenas assado com manteiga de ervas destacando todo o gosto destes surpreendentes pescados dos Rios do Norte do país.

Receitas roraimenses
  • Gastronomia

O estado, em função de um grande fluxo de sulistas e nordestinos, oferece uma boa variedade de carnes, como as de sol, utilizadas tanto desfiadas, quanto grelhadas e assadas acompanhadas por baião de dois, Macaxeira cozida ou frita, Queijo coalho e Vinagrete, cortes de carne de Carneiro, cozidos, dentre outras preparações.

Em relação a utensílios, vale salientar o uso das cuias, panelas de barro, cestaria, e folhas de bananeira tanto utilizadas para cocção como será visto no receituário abaixo, como utensílios em refeições, em trekking nas proximidades do Monte Roraima ou na serra de Tepequem.

Tudo isso encontra-se no Estado de Roraima território fértil e criativo para serem reinventados, assumindo sabores regionais de pratos que levam seus peixes, ervas, raízes, pimentas, carnes, frutos etc. Segue anexo algumas receitas roraimenses:

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: