AGRONEGÓCIO

Sebrae Bio atende produtores da zona Rural de Boa Vista

Projeto do Sebrae em Roraima beneficia agricultores com consultorias técnicas, incentiva a produção orgânica e a sustentabilidade das atividades agropecuárias.

O que é o Sebrae Bio
  • O que o Sebrae oferece

Com expressivos resultados alcançados ao longo dos anos, o projeto ‘Sebrae Bio’, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima atende 80 produtores que possuem propriedades dentro dos Projetos de Assentamento (PA) Nova Amazônia, Truaru e Murupu, situados na zona Rural de Boa Vista.

O analista técnico e gestor do projeto, da Unidade de Atendimento Setorial Agronegócios do Sebrae-RR, Emerson de Melo Lima, explicou que entre as conquistas do Sebrae Bio está o aumento da produtividade, dos canais de comercialização e a melhoria do setor técnico das propriedades rurais contempladas com o programa.

“É muito gratificante vermos os resultados positivos conquistados por meio do trabalho desenvolvido junto aos empresários rurais. Ver sua produção sendo expandida e tendo novos canais de comercialização que possibilitam o aumento dos lucros e o sucesso do negócio, ainda mais quando se possui uma equipe técnica pronta e capacitada para desenvolver o trabalho. Isso tudo é possível com o Sebrae Bio, disse.

O que o Sebrae oferece
  • O que é o Sebrae Bio
  • Conquistas

A iniciativa é destinada aos segmentos de Horticultura Orgânica e Agroecologia. Para o gestor, o projeto tem a finalidade de promover a ampliação de soluções de base ecológica e debater temas que possibilitem o aumento da competitividade de empreendimentos rurais no Estado, ampliando a visão do produtor e proporcionando resultados ao negócio.

“Os agricultores atendidos pelo Sebrae Bio participam de palestras, cursos e oficinas, além de receberem consultorias, missões e caravanas dentro e fora do Estado. O Sebrae-RR entra com um suporte técnico avançado, propondo soluções para o empreendimento, inclusive promovendo viagens para capacitações em outros estados, todavia o empresário rural entra com uma contrapartida de apenas
R$ 125,00 ”, destacou Melo.

O ‘Sebrae Bio’ também proporciona aos produtores consultorias técnicas e gerenciais especificas:

  • consultorias técnicas em certificação orgânica;
  • capacitações técnicas, empreendedora e gerencial;
  • encontro de negócios - competitividade e mercado;
  • Ações do Programa Sebraetec.

O projeto conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senarr/FAERR), Universidade Federal de Roraima (UFRR/EAGRO), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros de Boa Vista (COOPHORTA), Cooperativa Agropecuária dos Cincos Polos (COOPERCINCO), HORTIVIDA e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista (STTR/BV).

Conquistas
  • O que o Sebrae oferece
  • Saiba mais

O ano de 2017 foi marcado por conquistas para o Sebrae-RR, em especial para os participantes do Sebrae Bio.

O projeto proporcionou assistência técnica a 80 produtores que atuam em propriedades localizadas na zona rural da cidade, com informações sobre: agroecologia e produção orgânica, e capacitações específicas, como: enxertia, homeopatia, entre outros de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho.

Com a proposta de promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social, o Sebrae Bio tem garantido sucesso aos empreendimentos rurais de Boa Vista.

“O retorno que temos recebido dos participantes nos motiva a continuar o trabalho e a ampliarmos a ação para mais. Nosso foco é auxiliar o pequeno empreendedor a conquistar seu espaço no mercado e se equiparar tecnicamente aos maiores produtores. E, isso, temos visto em Roraima”, completou Emerson Melo.

Saiba mais
  • Conquistas

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: