Histórico e perfil

Quem Somos

 

Institucional - Quem Somos 6

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

As soluções desenvolvidas pelo SEBRAE atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o SEBRAE atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.

O SEBRAE Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a realidade regional e as diretrizes nacionais.

O SEBRAE é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

 

Direcionamento
  • Histórico e perfil
  • Estrutura Organizacional

Missão
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.

Visão
Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.

Valores
Compromisso com o resultado
Conhecimento
Inovação
Sustentabilidade
Transparência
Valorização Humana

Estrutura Organizacional
  • Direcionamento
  • Estatuto e Regimento

A estrutura organizacional do Sebrae/RS é constituída pelo Conselho Deliberativo Estadual, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Gerências e Assessorias, Supervisores e Coordenadores Técnicos e Secretaria Executiva.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS

 

Gilberto Porcello Petry

Gilberto Petry

O industrial Gilberto Porcello Petry assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae RS no dia 14 de janeiro de 2019. Atualmente, preside a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – Fiergs/Ciergs – e desde o ano passado é vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Também preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico – Sinmetal / RS. Diretor presidente da Weco S/A – Indústria de Equipamento Termo-Mecânico, de Porto Alegre, é formado pela UFRGS em Ciências Econômicas, e Administração de Empresas. Foi professor da Unisinos e exerceu o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Desde 1992 integra o Conselho Deliberativo do Grêmio Futebol Porto Alegrense, e presidiu a Associação Leopoldina Juvenil de 2007 a 2009.
 

Conselho Deliberativo Estadual (CDE)

É o órgão colegiado que detém o poder originário e soberano da instituição e é composto pelas seguintes entidades:

  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL
  • Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS
  • Caixa Econômica Federal
  • Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – CIERGS
  • Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul – SDPI
  • Banco do Brasil S.A.
  • Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL
  • Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL
  • Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – FECOMÉRCIO
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RS
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS
  • Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL
  • Badesul Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento/RS

 

Conselho Fiscal

Titulares

  • Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL
  • Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL
  • Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul - FECOMÉRCIO


Suplentes

  • Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS
  • Banco do Brasil S.A.
  • Caixa Econômica Federal


Diretoria Executiva

Diretor-Superintendente  André Vanoni de Godoy

Institucional - Estrutura Organizacional 3

André Vanoni de Godoy é natural de Caxias do Sul. Empresário, administrador de empresas e advogado, possui mestrado em Direito. Foi membro titular do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS por 19 anos, onde presidiu a comissão de ética por 4 anos. Foi diretor do Sistema Fiergs por 18 anos. Também atuou como presidente da Associação dos Administradores da Região Nordeste do RS (1992/1993); presidente do Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (2008/2010); e presidente do Conselho Consultivo do Sesi/Caxias do Sul (2000/2006).

 

Diretor Técnico Ayrton Pinto Ramos

Institucional - Estrutura Organizacional

Ayrton Pinto Ramos é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com especializações em Marketing e Gestão Empresarial e mestrado em Administração. Tem forte atuação profissional na gestão de projetos setoriais, de internacionalização de empresas e de negócios voltados ao relacionamento com o cliente. Trabalhou como técnico nas áreas de Mercado, Negócios Internacionais e Setoriais do Sebrae RS, posteriormente, foi gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior e da Unidade de Relacionamento com a Indústria, na FIERGS/CIERGS. Atua como Diretor Técnico do Sebrae RS desde 2015, sendo reeleito para a Gestão 2019-2022. É natural de Porto Alegre.

 

Diretor de Administração e Finanças Marco Aurélio Paradeda

Institucional - Estrutura Organizacional 4

Marco Aurélio Paradeda é administrador de empresas, formado na UFRGS, com atuação empreendedora no segmento da indústria gráfica, por mais de 40 anos, e atuação associativa. Em paralelo à vida profissional, desempenhou atividades sindicais, tendo sido presidente do Sindicato da Indústria Gráfica por 12 anos. Natural de Porto Alegre, Paradeda, participou da diretoria da FIERGS nas últimas 10 gestões e na atual é vice-presidente. Representou a FIERGS no Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal do Sebrae RS por 17 anos. Atualmente, participa do Conselho do Indusprevi, do Conselho Regional do SENAI, do Conselho da Agenda 2020 e do Conselho da Fundação dos Bancos Sociais da FIERGS.

 

 

Estatuto e Regimento
  • Estrutura Organizacional

Regimento Interno do SEBRAE/RS Estatuto Social do SEBRAE/RS