DESENVOLVIMENTO LOCAL

Projeto de revitalização de espaços comerciais

Iniciativa do Sebrae capaz de criar um ambiente favorável à competitividade do comércio de rua

O comércio é um setor que passa por contínua evolução com o aumento do número de centros de compras, das vendas pela internet, de franquias e empresas de autosserviço. Com o surgimento de novas formas de consumo, o tradicional comércio varejista de rua enfrenta o desafio de reinventar-se para garantir sua sobrevivência. Visando adaptar-se às novas tendências e adotar práticas bem sucedidas de concorrentes, como o shoppings centers, surgiu a iniciativa das empresas se unirem em projetos com ações coletivas de capacitação, consultoria e acesso a mercado.

Parceiros do Projeto
Os Projetos de Revitalização de Espaços Comerciais são desenvolvidos nos municípios em parceria com instituições públicas, entidades empresariais e empresários, buscando elevar a atratividade e a competitividade do comércio varejista de rua, deixando os espaços mais atraentes para os consumidores, elevando a circulação do público e consequentemente aumentando a visibilidade e as vendas das empresas participantes.

Cidades participantes em Santa Catarina
Atualmente 7 cidades em Santa Catarina são beneficiadas por Projetos de Revitalização de Espaços Comerciais: Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itapema, Itajaí, e Lages.

Principais ações do Projeto
Os Projetos vão além da proposição de intervenções urbanísticas nas ruas atendidas, são realizadas também diversas ações de desenvolvimento empresarial, como consultorias tecnológicas, capacitação, missões técnicas de benchmarking e eventos de mercado. Em datas específicas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, são desenvolvidas ações com objetivo de atrair o público, aumentando o fluxo de clientes nas ruas e posicionando o espaço como centro de compras organizado, atrativo e referência de compras nos municípios.

Vidal Ramos: um caso de sucesso
Em Florianópolis as mudanças na Rua Vidal Ramos trouxeram resultados tão positivos que o projeto virou referência, atraindo missões empresariais nacionais e até internacionais. As intervenções foram realizadas tanto na infraestrutura da rua como dentro das empresas, sendo que a restauração e padronização das fachadas das lojas foram definidas em conjunto com o poder público e empresários, que implantaram a troca dos toldos e placas de divulgação. Já a instalação padronizada e lixeiras, floreiras, bancos e totens foram frutos de uma parceria público-privada.


Com os empresários e equipes foram realizados diversos cursos e consultorias, com objetivo de melhorar o atendimento ao público e aperfeiçoar as práticas de gestão empresarial. Os eventos de mercado, como desfiles em datas comemorativas ou troca de coleções, tornaram a Rua Vidal Ramos uma referência no Centro de Florianópolis, atraindo público e gerando o aumento da receita das empresas.

Em Santa Catarina outros espaços comerciais tornaram-se case de sucesso, como a Rua XV em Blumenau, a Rua Hercílio Luz em Itajaí e a Avenida Getúlio Vargas em Chapecó.

Conheça os cases catarinenses de sucesso:

-Chapecó (Avenida Getúlio Vargas e ruas adjacentes)
-Florianópolis (Rua Vidal Ramos)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: