DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Desenvolvimento Econômico Territorial

Objetiva fortalecer, por meio de estudos, cursos, palestras, eventos, consultorias, e outras atividades, os negócios sediados nos municípios

Oportunidades

              MUNICÍPIOS EM NÚMEROS - Compilado com dados estatísticos e informações atualizadas do município, relacionadas ao seu desenvolvimento socioeconômico, permitindo comparações com a região, com o estado e com o país. Levantamento de informações que sintetizam várias bases de dados consultadas sobre estatísticas relacionadas ao desenvolvimento dos municípios do Estado de Santa Catarina. O mapeamento é realizado a partir de dados secundários de fontes fidedignas e de acesso público, como IBGE, ou outras fontes oficiais, como ministérios, secretarias, federações, sindicatos e associações de classe. O mapeamento é disponibilizado num documento com análises do município sob diversos aspectos: dados gerais; demográficos; mercadológicos, sociais, econômicos e infra estruturais; e uma avaliação consistente em relação ao perfil das empresas e dos empregos existentes do município.    

 

 Saiba mais:

Santa Catarina em números: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sc/quem_somos/santa-catarina-em-numeros,2fedd49dc3246410VgnVCM2000003c74010aRCRD

 

              LEVANTAMENTO DE OPORTUNIDADES - Estudo realizado para identificar as oportunidades de investimentos em um determinado território (município com até 50.000 habitantes ou bairro de município com população acima de 50.000 habitantes), baseado nos recursos disponíveis e no levantamento dos vazios econômicos existentes, apresentando um panorama das condições demográficas, sociais, empresariais e econômicas do município; analisando os aspectos relativos à dinâmica do mercado local; identificando se há empresas instaladas ou em instalação; verificando as disponibilidades de matérias-primas e suas possibilidades de beneficiamento; e averiguando a disponibilidade de mão de obra local e sua qualificação. Tem por objetivo sugerir possíveis investimentos no município, através da leitura e da análise dos aspectos potenciais e limitativos. 

 

 

Planejamento Estratégico

              PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A GESTÃO MUNICIPAL - Assessoria ao Prefeito Municipal para a elaboração, implantação e execução de um planejamento estratégico da sua gestão. O planejamento estratégico é uma oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade local. Tem como objetivo o crescimento da economia do município por meio da identificação dos setores e problemas prioritários do município, na definição dos objetivos estratégicos e na elaboração do Plano de Gestão. A intenção é a reflexão na melhoria da qualidade de vida da população.

 

 

              GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS (GEOR) -  Auxilia na implantação da cultura da Gestão Estratégica Orientada para Resultados, é um modelo que reestrutura práticas de planejamento, controle e execução das mensurações de resultados, permitindo ao município adequada administração dos projetos e programas desenvolvidos pela prefeitura, e possibilita o acompanhamento das ações e indicadores, via sistema online.

 

 

Desenvolvimento Econômico

              PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Auxilia o município na elaboração de um plano de desenvolvimento econômico por intermédio de processo de trabalho participativo. São desenvolvidas ações para a institucionalização e efetivação de uma Política Municipal de Desenvolvimento, com vistas à construção de um ambiente favorável aos pequenos negócios. O objetivo é identificar e planejar de maneira colaborativa com a sociedade os setores e eixos estratégicos e prioritários para o desenvolvimento da economia local. 

LIDER

              LIDER- (Liderança para o Desenvolvimento Regional) – Mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. Empreendedores, gestores municipais e do terceiro setor sãos os profissionais para quem o Sebrae elaborou o Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O objetivo é mobilizar, capacitar e fortalecer estes líderes para a elaboração de um plano de desenvolvimento regional e que resultará no plano de ação para o desenvolvimento regional além do desenvolvimento dos mecanismos de sustentação e monitoramento do desenvolvimento planejado.  

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: