INOVAÇÃO

Inovação e os pequenos negócios em Santa Catarina

Os Agentes de Inovação Local (ALI) são responsáveis pelo acompanhamento que realizam nas MPEs em SC

Quem são os ALI

O Programa Agentes Locais de Inovação - ALI é um acordo de cooperação técnica entre o CNPq e o Sebrae, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada. Esta orientação é realizada por Agentes bolsistas do CNPq e capacitados na metodologia, para acompanhar um conjunto de empresas, definido estrategicamente pelo Sebrae. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte.
Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos.

Quem são os profissionais ALI - Agentes Locais de Inovação?

São profissionais rigorosamente selecionados por meio de um processo de seleção, com no máximo 3 anos após a conclusão do ensino superior. Recebem uma capacitação intensiva (1 mês) sobre a metodologia e ferramentas utilizadas em campo. 

Participação e benefícios

Quem pode participar

Podem participar empresas de pequeno porte - EPP, com faturamento anual entre R$ 360.000,01 e R$3.600.000,00, atuantes nos setores de Indústria, Comércio ou Serviços.

Quais são os benefícios para as empresas participantes?

O programa oferece:
. Acompanhamento "In Loco" - o ALI vai até o seu negócio e irá monitorar de forma customizada a implantação das ações inovadoras que você decidir utilizar.
. Acompanhamento Continuado - o acompanhamento do ALI é, em sua essência, continuado, pois envolvem repetidas visitas às empresas.
. Acompanhamento Customizado - as soluções são apresentadas de acordo com a necessidade da sua empresa.
. Acompanhamento Especializado - as ações propostas pelo ALI são validadas pelo Consultor Sênior, especialista do SEBRAE no segmento empresarial, o que possibilita uma orientação mais fiel e coerente.
. Acompanhamento Gratuito - destaca-se a não-cobrança de nenhuma taxa para o acompanhamento do ALI. Compreende-se, naturalmente, que as ações sugeridas pelo ALI podem incorrer em custos para o empresário, principalmente por envolverem a aquisição de novos equipamentos, serviços ou tecnologias.

Ciclo em Santa Catarina

ALI/Santa Catarina

Desde 2010, o SEBRAE tem investido em uma ampla política de extensão tecnológica, que tem por objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa, gratuita e personalizada: o Programa Agentes Locais de Inovação - ALI. 

Com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Programa ALI possui abrangência nacional e está consolidado como diferencial e estratégia de competitividade para os pequenos negócios. Por meio de bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo SEBRAE, com o objetivo de acompanhar e disseminar a cultura da inovação nas empresas.

Em Santa Catarina, já temos um balanço e tanto para comemorar: nestes 5 anos capacitamos, em metodologia exclusiva elaborada pelo SEBRAE, 160 candidatos a Agentes Locais de Inovação, sendo 120 deles aprovados para o campo, onde acompanharam mais de 5.800 pequenos negócios. Lançamos três publicações impressas com os resultados do programa em 60 pequenas empresas industriais e do comércio varejista e esta iniciativa com mais de 100 cases do ALI em uma página própria no site do SEBRAE/SC. Conheça a história destes pequenos negócios catarinenses que tiveram resultados inovando.

- Ciclo 2011 - 2013: acompanhadas 1.700 indústrias de pequeno porte dos segmentos eletro metalmecânico, alimentos, têxtil e vestuário, madeira e móveis e construção civil.

- Ciclo 2013 - 2015: acompanhadas 2.100 comércio varejista de pequeno porte.

- Ciclo 2015-2018: serão acompanhadas 1.600 pequenos negócios da indústria, comércio e serviços.


Mais informações

Programa ALI Nacional