ATITUDE EMPREENDEDORA

Artigo | Empretec: 25 anos no Brasil e 17 anos em Sergipe

Entenda um pouco sobre a proposta deste seminário que potencializa as características empreendedoras dos participantes.

O Seminário
  • 25 anos

O Empretec é um seminário que identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor, promovendo dinâmicas e práticas vivenciais que ajudam os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos. Durante seis dias, os empretecos (como são chamados os participantes) participam de jogos, exercícios e debates que os motivam a ter visão empreendedora e os ajudam a aperfeiçoar habilidades de negociação e de gestão empresarial.

A metodologia do Empretec foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) promovida em cerca de 40 países e aplicada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae. São 60 horas de capacitação em 6 dias de imersão, com o objetivo de oferecer aos participantes mais segurança às tomadas de decisões e melhor planejamento dos negócios, ampliando as chances de sucesso.

O seminário faz uma avaliação dos empretecos baseada em 10 características do comportamento empreendedor:

1. Busca de Oportunidades e Iniciativa;
2. Persistência;
3. Correr Riscos Calculados;
4. Exigência de Qualidade e Eficiência;
5. Comprometimento;
6. Busca de Informações;
7. Estabelecimento de Metas;
8. Planejamento e Monitoramento Sistemático;
9. Persuasão e Rede de Contatos;
10. Independência e Autoconfiança.

A partir desse modelo de perfil comportamental, o participante se autoavalia, identifica seus pontos fortes e pontos fracos, e é desafiado a adotar uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas. A mudança comportamental se reflete direta e imediatamente nos resultados pessoais e empresariais.

25 anos
  • O Seminário
  • Empretec Sergipano

No ano de 2018, o Empretec comemorou 25 anos de existência no Brasil. Neste sentindo, o Sebrae Nacional realizou um evento de comemoração na cidade de São Paulo e contou com a participação de empresários, consultores, entidades parceiras, diretores da instituição, gerentes e gestores do Empretec, dentre outros.

A solenidade contou com palestras, talk show e debates com conteúdo técnico e comportamental, fortalecendo o posicionamento do Sebrae como entidade comprometida com o empreendedorismo, transformando o caminho de empreendedores brasileiros e de seus negócios.

Empretec Sergipano
  • 25 anos

Em Sergipe, o Empretec começou no ano de 2001, sendo o último estado a aderir ao Programa. Durante estes 17 anos de realização foram capacitados cerca 3 mil empresários e futuros empreendedores.

A partir de 2002, foi iniciada a interiorização do Empretec em Sergipe. O município de Lagarto, na região centro sul do estado, recebeu a primeira turma do seminário com 23 empresários.

Após diversas mudanças, em 2017, a coordenação resolveu a deixar o seminário mais moderno, com novos conteúdos e metodologia como: Design Thinking, Modelos de Negócios, (Canvas) e Sustentabilidade, além de dois workshops que acontecem 21 dias após o seminário.

Saiba mais:

Casal empreendedor faz Empretec e sinaliza melhorias em seu negócio

 

Por Luiz Machado Neto
Analista Técnico e gestor do Empretec do Sebrae em Sergipe

luiz.machado@se.sebrae.com.br

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: