ESTUDO DE MERCADO

Entenda mais sobre o mercado do agronegócio

Conheça mais sobre esse setor cheio de oportunidades de investimento e desenvolvimento

O agronegócio no Brasil tem uma expressiva participação na economia, prova disso é que em 2017 contribuiu com 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo a sua maior participação em 13 anos.  Segundo IBGE, o agronegócio é responsável por 37% dos empregos no país e responde por 39% das exportações brasileiras.

Devido à grande importância desse setor para economia nacional, o Sebrae em São Paulo realizou uma pesquisa de necessidades e comportamentos do âmbito rural. O estudo visa identificar as demandas da gestão de negócios rurais e qual é o comportamento do empreendedor.  

Além disso, a pesquisa tem objetivo de definir o perfil das propriedades rurais do Estado de São Paulo que possuem até 100 hectares, identificando os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades. Aborda também a qualificação da mão de obra e nível de tecnologia e conhecimento aplicado ao negócio.

De modo geral, 77% dos entrevistados são donos da propriedade e 70% deles faturam até R$ 60.000 ao ano. Muitos desses negócios têm a média etária de 19,5 anos e os empresários consideram que o seu empreendimento está em uma fase bem definida em relação ao mercado.

Já o perfil do empreendedor do agronegócio são homens em sua maioria, sendo que 4 em cada 10 não completou o ensino fundamental e tem renda média de R$ 5.734. Os principais motivadores para ter seu próprio negócio são o desejo e a vontade.

O estudo aponta que para 17,5% dos empresários, ter capital giro faz as suas atividades continuarem funcionando, logo em seguida com 12,2% vem a administração do negócio e por último com 12% a mão de obra é essencial para o funcionamento da empresa rural.

Quer saber mais sobre o negócio rural? Acesse a pesquisa gratuitamente!

Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 

Acessa a pesquisa gratuitamente!

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: