ESTUDO DE MERCADO

O que as MPEs pensam sobre os recursos financeiros?

Entenda a visão dos empreendedores e instituições

As empresas são organizações que trabalham em busca de um objetivo único e para isso se utilizam de recursos materiais e financeiros.

Os recursos financeiros são monetários, envolvendo capital, dinheiro em caixa ou em bancos, créditos, investimentos, contas a receber e entre outros.

Mas como é o acesso a recursos financeiros na visão micros e pequenas empresas e na das instituições financeiras?

Pensando nisso, o Sebrae em São Paulo realizou uma pesquisa para responder essas perguntas, com o foco em identificar as diferentes visões das instituições e MPEs em relação ao acesso ao crédito e serviços financeiros.

O estudo aponta que 85% do setor de agronegócio e 32% dos MEI utilizam apenas a conta de pessoa física. Eles comentam que a burocracia, falta de interesse, custos extras são os motivos para não abrir a conta de pessoa jurídica.

Contudo, alguns empresários abrem conta de pessoa jurídica para separar as obrigações pessoais da empresa, além de facilitar o pagamento e recebimento de fornecedores e clientes, ter acesso a máquina de crédito e débito, controle financeiro e etc.

É relatado que uma das principais dificuldades em relação aos recursos financeiros, é o acesso ao crédito, pagamento de impostos e fechar o mês com o saldo positivo. Além das dificuldades financeiras, a gestão do negócio é sem dúvida um dos entraves enfrentados pelo micro e pequeno empreendedor.

O relatório aponta que a causa da busca pelo crédito aumenta com o cenário econômico atual, sendo aspecto comum a todos os segmentos e setores. Atualmente a maior parte dos empreendedores está procurando crédito para enfrentar uma fase de instabilidade.

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o Banco do Povo são citados como alternativa para acesso aos recursos financeiros, contudo a primeira é mais desconhecida pelo MEI e ME, já a segunda é a instituição mais conhecida, 96% dos MEIs declararam conhecer a instituição.

Quer saber mais sobre o lado A e B sobre os recursos financeiros? Acesse a pesquisa gratuitamente.

Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 

Acesse a publicação gratuitamente

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: