RESPONSABILIDADE SOCIAL

Empreendedorismo social: Organizações que ajudam a transformar o país

O modelo de negócio que está crescendo no Brasil e ao redor do mundo.

Empreender nem sempre significa abrir um negócio visando a lucratividade para os seus investidores. O conceito do empreendedorismo social é promover ações capazes de mudar uma realidade, estabelecendo medidas e estratégias que gerem um retorno social e ambiente positivo.

O empreendedor social busca hoje implantar nas comunidades medidas sustentáveis para que seja possível conciliar os avanços tecnológicos e outros progressos com um meio ambiente saudável e boas condições de vida para todos.  A proposta é simples: utilizar técnicas de gestão, inovação, criatividade, sustentabilidade e outras com o propósito de maximizar o capital de uma comunidade, bairro, cidade ou país.

É uma área de grande importância para o meio ambiente e para a sociedade que defende a ideia de um mundo mais sustentável.

O empreendedorismo social já é uma realidade no Brasil e no mundo e os diferentes modelos de negócios desenvolvidos por empreendedores estão quebrando muitos paradigmas, contribuindo para transformar realidades.

Confira abaixo e entenda melhor o conceito de empreendedorismo social:

Graac

Desde 1991, essa iniciativa do oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli tem sido um forte aliada do combate ao câncer infantil no Brasil. A entidade já tratou mais de 5 mil pacientes, com uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a sociedade.

www.graacc.org.br/

Instituto Chapada

Iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, é uma organização focada em ajudar a melhorar a qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia a criação de redes colaborativas voltada a fortalecer o ensino formal e políticas púbicas de educação.

www.institutochapada.org.br

Asid

Iniciada como trabalho de faculdade, a Ação Social para Igualdade das Diferenças atua desde 2010 com um compromisso central: auxiliar na gestão de escolas e instituições que trabalham com pessoas especiais. Alexandre Amorim, Luiz Ribas e Diego Moreira conduzem a organização, que desenvolveu uma metodologia administrativa que aplicam nas entidades atendidas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino gratuito oferecido a pessoas especiais.

www.asidbrasil.org.br/

Saiba mais

Saiba Mais:

Quer saber mais? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 

Fonte: Meusucesso.com e Endeavor    

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: