CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO

Turbine sua empresa com o Projeto ALI

Melhore seus resultados por meio de soluções em indústria 4.0, acesso a novas tecnologias e muito mais

Como funciona o programa

Com o objetivo de revolucionar o pequeno negócio, a nova Metodologia do Programa ALI em Gestão da Inovação foi estruturada para que qualquer empresa, independentemente de seu porte ou estrutura, possa gerar inovações bem-sucedidas de maneira sistemática. Esta metodologia está baseada nos métodos mais avançados e atuais de inovação, utilizando conceitos e ferramentas que são aplicados por grandes empresas inovadoras, bem como startups de rápido crescimento, permitindo assim validar a inovação com potenciais clientes, escalar o negócio e reduzir os riscos inerente à inovação. 

O Agente Local de Inovação é um bolsista selecionado e capacitado pelo Sebrae-SP, com o principal objetivo de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa.

A nova metodologia do Programa ALI está estruturada em 4 fases, conforme pode ser observada na figura abaixo.


Fase 1 – única fase coletiva da metodologia. Ao final desta fase a empresa poderá saber seu grau de maturidade para inovar, através da resposta ao diagnóstico de inovação. Temos um problema identificado?

Fase 2 – início dos encontros presenciais entre empresários e ALIs. Durante esta fase a empresa avalia e valida qual é a oportunidade de inovação que pode trazer maiores resultados. Temos um problema que vale a pena ser resolvido?

Fase 3 – uma vez identificado o foco da inovação, o próximo passo é estruturar uma solução inovadora que atenda ao que o cliente está tentando fazer e não consegue. Temos uma solução que resolve o problema?

Fase 4 – objetivo desta fase é desenvolver um modelo de negócios que seja replicável e sustentável para a solução inovadora que foi desenvolvida na fase anterior. Temos um modelo de negócio escalável?

A metodologia foi organizada de forma que a cada fase a empresa possa alcançar um resultado concreto para a sua operação e evolução, em termos de geração e oferta de soluções inovadoras. Além disso, as principais características do Programa ALI são: 

  • Total de 10 encontros entre empresário e ALI;
  • Aplicação de ferramentas de inovação;
  • ALI se desloca para realizar o atendimento na empresa do cliente;
  • Programa com 9 meses de duração, podendo ser prorrogado por mais 9;
  • Interação com ecossistema de inovação;
  • Totalmente GRATUITO!

Benefícios para a empresa

A Metodologia ALI em Gestão da Inovação tem por objetivo transformar os pequenos negócios por meio da inovação. Dessa forma, o foco não é na inovação em si, mas a inovação como meio para geração de resultados concretos para as empresas, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e/ou aumento de produtividade.

Esta metodologia pode ser aplicada pela empresa em dois momentos:

  • para o desenvolvimento de novas soluções para o mercado (empresa identifica a necessidade em desenvolver novos produtos e serviços para atender necessidade dos clientes);
  • empresa identifica a necessidade de reestruturação do seu modelo de negócio atual (empresa não está satisfeita com os seus resultados e precisa repensar seu modelo de negócio)

Receba o ALI na empresa

Para a sua empresa participar do Programa ALI, preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.

* Este formulário serve apenas como demonstração de interesse do empresário em participar do programa. Não garantimos que todas as empresas cadastradas receberão o acompanhamento de um Agente Local de Inovação.

Seja um ALI

O Agente Local de Inovação ou ALI, tem o objetivo de levar os métodos e ferramentas e atuar como um facilitador do processo de transformação da empresa. Neste sentido, o ALI deve fazer as perguntas certas para que a empresa, com o seu conhecimento técnico, busque as respostas.

Portanto, o ALI não precisa ser um especialista no mercado que envolve cada empresa, mas precisa conhecer bem os métodos e as ferramentas que compõem a metodologia. 

Pré-requisitos para ser Agente Local de Inovação:

  • Graduação completa de 30/06/2008 a 30/06/2018;
  • Graduação preferencial em administração, ciência da computação, ciências contábeis, design, economia, engenharias e sistemas de informação;
  • Experiência de no mínimo 6 meses em atividades relacionadas à tecnologia e inovação; 
  • 146 vagas para Agente Local de Inovação em todo o estado de SP;
  • Os candidatos serão capacitados na metodologia;
  • Bolsa de 4.000,00 por mês;

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: