SERVIÇO

Políticas Públicas - Sebrae São Paulo

Incentivo à melhoria e segurança dos pequenos negócios por meio da formalização, gestão eficiente e aumento da competitividade.

Apoiando o poder público na formulação e implementação de políticas públicas que impactem positivamente a atividade empreendedora, o SEBRAE-SP busca a melhoria do ambiente legal para os pequenos negócios, incentivando a formalização, a competitividade e o fortalecimento dos Microempreendedores Individuais e das Micro e Pequenas Empresas.

Em articulação direta com poderes públicos municipais e parceiros estratégicos, o SEBRAE-SP trabalha continuamente no delineamento de estratégias voltadas à implementação dos benefícios da Lei Complementar n° 123 / 2006 nos municípios paulistas.

Esta lei, mais conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, trouxe avanços significativos aos pequenos negócios no país ao regulamentar o tratamento diferenciado às Micro e Pequenas Empresas previsto pela Constituição Federal de 1988.

A maioria dos municípios paulistas já adotou legislação própria sobre o tema, adequando os princípios da Lei Geral à sua realidade. Até o final de 2015, a Lei Geral foi regulamentada em 435 municípios paulistas e implementada em 342 municípios.

Clique no mapa para ampliá-lo.

Atuação

Capacitação de Agentes de Desenvolvimento

O termo Agente de Desenvolvimento - AD se refere a uma função criada pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que tem como atribuição articular ações públicas e parcerias estratégicas que promovam o desenvolvimento local e territorial.

O Sebrae-SP atua diretamente na capacitação destes profissionais e demais agentes públicos nos municípios do estado de São Paulo. Em paralelo, mantém uma rede de contato permanente destes Agentes, viabilizando a troca de informações, experiências e boas práticas.

Estímulo ao uso do poder de Compras Governamentais como ferramenta de desenvolvimento

O Sebrae-SP tem como um de seus objetivos estimular poderes públicos municipais a utilizarem seu poder de compras como ferramenta de desenvolvimento local.

Por meio dos cursos que oferece, busca sensibilizar, informar e treinar tanto servidores públicos como pequenos empreendedores quanto aos aspectos práticos e operacionais de inclusão dos pequenos negócios no cotidiano de compras governamentais.

Dentre os aspectos trabalhados, estão a exclusividade a ser dada aos pequenos empreendimentos locais em licitações de até R$ 80 mil, o estabelecimento de cotas de até 25% para a aquisição de bens de natureza divisível, bem como demais disposições da Lei Geral sobre o tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios em aquisições públicas.

Ainda, o Sebrae-SP busca divulgar os benefícios das micro e pequenas empresas se cadastrarem no CAUFESP para que possam vender para o governo pela Bolsa Eletrônica de Compras – BEC. Para saber mais sobre isso clique aqui

Apoio à criação de Salas do Empreendedor

A Sala do Empreendedor compreende um espaço municipal único de atendimento ao empreendedor, onde este pode regularizar suas atividades e ter acesso facilitado à informação, orientação, qualificação e demais serviços.

A iniciativa tem apresentado excelentes resultados ao estimular a formalização e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios nos municípios que a adotaram.

Os Escritórios Regionais do Sebrae-SP auxiliam as Prefeituras Municipais na implantação da Sala do Empreendedor e na articulação de parcerias estratégicas que possam oferecer serviços complementares no local.

O próprio Sebrae pode ser um parceiro do município ao instalar um posto do Sebrae Aqui junto à Sala do Empreendedor, ampliando ainda mais a gama de serviços disponibilizados aos empreendedores locais.

Estímulo à integração dos municípios paulistas à REDESIMPLES

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES) é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas na Junta Comercial do Estado, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia.

O Sebrae-SP trabalha continuamente na sensibilização de gestores públicos municipais quanto à importância da integração do município à REDESIMPLES, ressaltando como essencial que ele seja capaz de responder online, via sistema integrador, à consulta de viabilidade locacional. A medida traz agilidade ao processo de abertura e formalização dos pequenos empreendimentos.

Fortalecimento da Agricultura Familiar

A Lei Geral trouxe benefícios significativos também ao Agricultor Familiar, ao equipará-lo à figura do Microempreendedor Individual, especialmente no que se refere ao direito de preferência que devem receber nos processos de compras públicas.  

Adicionalmente, a Lei nº 11.947/2009 determina que ao menos 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.

Neste sentido, o Sebrae-SP, ao oferecer cursos de capacitação e orientações a gestores públicos e fornecedores rurais, busca promover uma maior inclusão do agricultor familiar no cenário de compras governamentais, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável. 

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Concedido a Prefeitos e Prefeitas, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece gestores que promovem a modernização da gestão pública e o desenvolvimento socioeconômico de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais.

O Prêmio é dividido em duas etapas: estadual e nacional. No estado de São Paulo, a etapa estadual ocorre sob a coordenação da Unidade Políticas Públicas do Sebrae-SP e sua premiação é prevista para o mês de abril. Os projetos vencedores concorrerão à premiação nacional, prevista para o mês de maio.

O Prêmio teve seu início em 2001 e no biênio 2015/2016 completou sua 9° edição atingindo recorde do número de inscritos no estado de São Paulo. Foram 432 inscrições e 346 projetos habilitados.

Ao longo de suas nove edições, gestores municipais do estado de São Paulo totalizaram 1.801 inscrições de projetos de apoio aos pequenos negócios.

Confira abaixo alguns dos prêmios vencedores da última edição.



Cursos

Presenciais

  • Estratégias de Desenvolvimento Local para Gestores Públicos – Módulo Intermediário
  • Estratégias de Desenvolvimento Local para Gestores Públicos – Módulo Avançado
  • Compras Governamentais para Fornecedores
  • Compras Governamentais para Gestores Públicos

À distância

  • Políticas Públicas de Incentivo aos Pequenos Negócios
  • Compras Governamentais
  • Capacitação para Agentes de Desenvolvimento – Módulo Básico*

* Oferecido pelo SEBRAE Nacional.

Legislação/Publicações

Conheça uma lista de sites com informações importantes para quem pretende empreender e para quem já tem o seu pequeno negócio:

Publicações relacionadas

Acesse a página principal: Sobre o Sebrae-SP

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: