DIFERENCIAL

Sebraetec: inovar no seu negócio pode ser fácil

Serviços especializados e customizados para implementar soluções em sete áreas de inovação.

Fácil e especializado
  • Principais Dúvidas

Inovação para sua empresa pode estar mais perto e fácil do que você imagina. Por meio de serviços customizados e especializados, o Sebraetec promove o acesso de pequenos negócios a soluções em 7 áreas de conhecimento da inovação:

  • Design: Fachadas, vitrines e ambiente de loja.
  • Produtividade: Logística, mapeamento de melhorias de processo
  • Propriedade intelectual: marcas e patentes;
  • Qualidade: Manual de boas práticas de manipulação de alimentos, certificações;
  • Inovação: mapeamento de processos, estudo de viabilidade técnica e econômica para franquias.
  • Sustentabilidade: Uso racional de água e energia, segurança e saúde do trabalhador, gestão de resíduos sólidos
  • Serviços Digitais: site, site para e-comerce, planejamento para atuar em mídias sociais, criação de mobily

 

O programa aproxima os pequenos negócios e o Sebrae. O objetivo do Sebraetec é garantir ao seu público-alvo o acesso subsidiado, em até 70%, a serviços tecnológicos de inovação, para melhorar processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados.

Podem ser atendidos pelo programa, Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), produtores rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O atendimento também se estende a produtores rurais e pescadores com registro no Ministério da Pesca.

As empresas que tiverem o interesse de serem atendidas pelo Sebraetec devem procurar a unidade do Sebrae mais próxima com sua identidade e com o número do CNPJ de sua empresa. Durante o atendimento, você deve explicar a situação da sua empresa e indicar em que ponto há a necessidade de inovar. Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para viabilizar a inovação na sua empresa.

Principais Dúvidas
  • Fácil e especializado

- O que é Sebraetec?

É um programa nacional do Sistema SEBRAE que aproxima prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios. Esse programa foi criado para que os pequenos negócios pudessem inovar por meio do acesso à mão de obra especializada em sete áreas de conhecimento: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação (TIC) e inovação.

- Qual é o diferencial do Sebraetec em relação às outras soluções do SEBRAE?

O Sebraetec busca promover a solução customizada de tecnologia e inovação ao pequeno negócio. A solução empregada via Sebraetec deve ser um meio de alcançar um objetivo, como exemplo: aumentar lucro, agilizar um processo, aumentar vendas, diminuir custos, entre outros. Outra diferença é que o Programa Sebraetec tem regras específicas a serem seguidas.

- Quem pode ter acesso ao Sebraetec?

MEI, Pequenas e micro empresas (*), além de produtores rurais com cadastro pertinente. Os empreendedores individuais, apesar de são serem público-alvo do programa, podem ser atendidos considerando os critérios dos projetos setoriais.

(*) Lei Geral: as micro e pequenas empresas têm faturamento anual até R$ 4.800.000,00

- Como funciona?

O programa Sebraetec possui em rede de prestadores de serviços tecnológicos em sete áreas de conhecimento: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação (TIC). Quando demandado por um empresário, o SEBRAE aciona um desses prestadores, escolhido pelo próprio cliente, com o objetivo de fornecer soluções em tecnologia e inovação.

- Aonde tem Sebraetec no Brasil e no Tocantins?

Todo sistema SEBRAE tem o programa Sebraetec, ou seja, em todos estados brasileiros. No Tocantins, todas as unidades do Sebrae podem atender demandas do programa Sebraetec.

- Em todos estados as demandas e forma de atendimento são iguais todos os anos?

O programa SEBRAETEC é nacional, porém cada estado pode atender determinadas demandas e ter formas de atendimento diferentes, considerando suas peculiaridades.

Outro fator é que cada ano é lançado um edital que rege o programa para aquele ano.

- Que tipos de ações podem e quais NÃO podem ser contempladas pelo Programa Sebraetec?

De forma geral, os itens de custos com subsídio são as horas técnicas de consultoria e os custos de laboratórios para testes, ensaios, calibração e análises da área de metrologia, necessárias ao processo produtivoNo caso de demandas de Certificação e Projetos de Inovação poderão ser subsidiados custos referentes a auditoria, emissão de certificado e custos necessários para realização do projeto.

Os itens que não são apoiados são:

·         despesas a título de taxa de administração ou similar;

·         despesas com contratação de pessoal em caráter permanente;

·         despesas de pagamento de pessoal pertencente ao quadro funcional da EMPRESA DEMANDANTE;

·         despesas com finalidade diversa da estabelecida no contrato, ainda que em caráter de emergência;

·         despesas a título de multa, juros ou correção monetária, impostos, encargos sociais e demais obrigações fiscais, securitárias e tributárias de responsabilidade exclusiva da EMPRESA DEMANDANTE;

·         realização de despesas administrativas, salvo aquelas estabelecidas previamente no projeto e limitadas a quinze por cento do valor total deste;

·         despesas relativas à prestação de serviços de consultoria e assistência técnica ou assemelhados, por servidor ou empregado que pertença, esteja lotado ou em exercício em qualquer das entidades envolvidas no projeto;

·         aquisição de bens móveis, imóveis e realização de despesas relacionadas a benfeitorias em imóveis;

·         realização de despesas de capital.

- Como o SEBRAE me garante a qualidade dos prestadores de serviços Sebraetec?

Todos os prestadores de serviços são obrigados a apresentar evidências para cada relato de experiência. Isso significa que se o prestador diz que já realizou um projeto em determinada área. Caso contrário, não são cadastrados dentro do programa. Além disso, ao final de cada projeto, o prestador de serviço é submetido à avaliação do cliente. Uma avaliação ruim pode ser motivo de descadastramento de um prestador.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: