DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Através do Projeto de Estruturação do Pólo Turístico de Taquaruçu

Com as ações mapeadas, o Sebrae pretende intensificar ações de fortalecimento dos pequenos negócios na região.

Foi entregue em 2017, o diagnóstico econômico, turístico e ambiental de Taquaruçu. Desenvolvido pelo SEBRAE-TO e a Prefeitura Municipal de Palmas, através da Agência Municipal de Turismo – AGTUR, o projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu é um referencial técnico para identificar e estabelecer a permanência das atividades turísticas do Distrito que já está sendo um dos mais procurados destinos turísticos do Tocantins.

O diagnóstico apresenta o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualizando a descrição das características físicas dos atrativos. Também mostra o nível de dificuldade de trilhas de acessos, a capacidade de carga dos atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades. A coleta de informações e a análise diagnóstica foram realizadas considerando os três grandes blocos, cada um subdividido em dimensões conforme metodologia específica a cada temática:

• Análise da Dinâmica Socioeconômica;

• Análise da Dinâmica Ambiental e Fundiária;

• Análise da Dinâmica Turística. Os trabalhos foram desenvolvidos segundo

Com as ações mapeadas, o Sebrae pretende intensificar ações de fortalecimento dos pequenos negócios na região. Dessa forma, estimula-se o empreendedorismo nos moradores do distrito, geração de trabalho e renda, além da promoção e inclusão social.

Turismo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo-Embratur, o ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural. Além disso, incentiva a conservação e busca despertar a consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. 



O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: