No contexto da transformação digital, uma série de ferramentas vem sendo criada para facilitar o nosso dia a dia. Para ajudar o micro e pequeno empreendedor, separamos alguns aplicativos grátis que podem ser úteis para acelerar e otimizar o seu fluxo de trabalho.

Conheça abaixo quatro aplicativos grátis para ajudar o MEI.

1) Trello

Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil organizar nossas demandas e lembrar todas as tarefas que ainda faltam ser realizadas. Criado para ajudar os usuários a automatizar as rotinas de trabalho, o Trello é um dos excelentes aplicativos grátis para gerenciar tarefas.  

A plataforma é bastante utilizada nas empresas de todos os portes para coordenar os procedimentos diários, estabelecer objetivos para a companhia e até mesmo distribuir as atividades entre colaboradores e fornecedores.

O aplicativo é bastante dinâmico e funcional, permitindo diversas personalizações de acordo com a necessidade do usuário. É possível acessá-lo pelo computador ou através do aplicativo próprio para smartphones (Android e iOS).

Com o Trello você pode:

  • organizar atividades do trabalho;

  • planejar sua viagem de negócios;

  • guardar documentos importantes;

  • delegar tarefas para outras pessoas.

O Trello também pode ser muito útil para coordenar trabalhos em equipe. Os “Quadros” podem ser compartilhados com qualquer pessoa que tenha um cadastro, sendo possível atribuir a responsabilidade de uma tarefa a ela.

Um exemplo é a possibilidade de determinar as funções de cada membro da equipe de trabalho ao marcá-lo em um “Cartão” diferente, de modo que todas as pessoas daquele “Quadro” fiquem cientes do que cada um está fazendo no momento – é um ótimo jeito de monitorar o trabalho que todos estão realizando.

2) Google Drive

O Google Drive pode ser uma mão na roda quando o assunto é armazenamento de dados e arquivos. O programa serve para guardar documentos de forma virtual, sem precisar de um dispositivo físico (como pendrive ou HD externo) para acessar seus documentos em outros aparelhos.

O serviço utiliza a tecnologia de cloud storage (armazenamento na nuvem) para guardar os dados do usuário. Com isso o risco de perder arquivos importantes é reduzido, pois, caso seu computador ou dispositivo de armazenamento externo estrague, suas informações estarão seguras nos servidores do Google Drive.

Você pode criar arquivos de texto, planilhas e apresentações de slides pelo próprio smartphone, usando os aplicativos grátis que serão automaticamente sincronizados com a sua conta Google. É claro que ele não poderia ficar de fora da nossa lista de aplicativos grátis que ajudam o MEI a otimizar o tempo e ser mais produtivo.

3) Qipu

Sabemos que, além do gerenciamento das tarefas diárias, o MEI também pode ter algumas dificuldade para controlar as finanças pessoais e da empresa. O aplicativo Qipu para smartphones unifica o faturamento e as despesas do MEI, facilitando o controle financeiro de uma forma mais objetiva e organizada.

O aplicativo ainda permite escanear e guardar os comprovantes das despesas do microempreendedor, gerar guias de DAS e emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, deixando sua empresa regularizada na Receita Federal e garantindo os benefícios previdenciários.

Esses são somente alguns exemplos dos recursos gratuitos. O Qipu ainda oferece uma série de serviços pagos de assessoria contábil.

4) LinkedIn

O LinkedIn alcançou um marco ao lançar uma rede social exclusiva para o uso profissional. Hoje conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. A plataforma impactou bastante a busca e o recrutamento de funcionários, aumentando a rapidez e a assertividade nos contatos profissionais, se tornando uma das melhores e mais amplas ferramentas para networking.

Entre as vantagens do LinkedIn está a de encontrar informação sobre profissionais para buscar potenciais parcerias, fornecedores e até mesmo clientes. Também ajuda a conhecer novas referências do mercado e tendências para mapear o cenário e encontrar as soluções para os desafios que você está enfrentando na sua empresa.

  • Já conhece a ferramenta Sebrae Canvas? Com ela, você desenvolve suas ideias de negócio ou até mesmo repensa um modelo de negócio já existente. Acesse agora e aproveite!
  • Ter ideias criativas e inovar na prática é um desafio constante, mas que vale a pena para transformar sua empresa e alavancar sua marca. Saiba como aqui.
  • Conheça o Planeja Fácil. Ele te ajuda a descobrir que atitudes tomar para fazer o seu negócio avançar.
Que tal continuar explorando?