Algumas empresas acreditam que investir em gestão de qualidade e nos processos que envolvem o dia a dia da costura é essencial. A escolha da matéria-prima, a seleção de profissionais e os métodos de produção com o mínimo de desperdício resultam em maior organização e credibilidade perante clientes e fornecedores.

No entanto, a produtividade é peça fundamental para que tudo isso funcione em harmonia, além de estar diretamente ligada com o faturamento da empresa. Se a produtividade diminuir na confecção, ela passa a gerar despesas adicionais. Mas, por outro lado, se ela aumentar, consequentemente, o seu lucro também tende a crescer. 

Agora que você entende a importância da produtividade para a viabilidade de um negócio, que tal aprender como aumentá-la para a sua confecção? Pensando nisso, elaboramos quatro dicas para que você e a sua equipe ganhem mais tempo e mais qualidade.

1. Planeje o seu dia

Ter um planejamento diário é essencial para que, ao final do dia, você tenha todas as peças em andamento ou finalizadas, sem atraso. Por meio de um simples cronograma de como será o dia de trabalho, você consegue visualizar o que precisa ou não ser feito e o tempo necessário para que isso aconteça.

2. Atenção à manutenção das máquinas

Boas máquinas geram bons resultados. Por isso, é essencial que você conserve sempre o bom funcionamento das máquinas, evitando imprevistos capazes de atrasar ou prejudicar o seu trabalho.

3. A organização do espaço favorece o seu trabalho?

Um simples detalhe no local de trabalho pode influenciar toda a sua produtividade. Que tal deixar entrar mais luz natural para clarear e tornar o ambiente mais arejado? Ou mesmo fazer pequenas mudanças de mesas, máquinas e cadeiras para deixar o espaço mais amplo e organizado? Procure também deixar sempre à mão objetos de uso contínuo e não se esqueça de ter um cantinho reservado para descansar o corpo e a cabeça entre um trabalho e outro.

4. Qualidade é fundamental

Ao terminar o trabalho, procure sempre verificar todos os detalhes. Não tem linhas soltas? O corte está correto? O tecido foi exatamente o que a cliente escolheu? Todas as costuras estão fechadas? O acabamento está perfeito? Se a resposta for sim para todas as questões, entregue a encomenda com segurança. Mas, se tiver qualquer outro problema, refaça o processo até ficar como deveria.

Dica especial

Uma peça bem-feita e com qualidade depende de uma série de fatores. A qualidade do material é uma delas. Portanto, busque sempre ter bons fornecedores para que o seu trabalho tenha um melhor acabamento. Um cliente satisfeito é sempre a melhor recompensa!

  • Veja o vídeo que o Sebrae preparou para que saiba como é possível se organizar para cumprir as tarefas e responsabilidades mais importantes no seu dia.
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Que tal continuar explorando?