Você sabe o que é layout industrial? Nada mais é que a combinação do espaço físico em que trabalha com o local em que estão máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos e mão de obra. E esse layout pode influenciar muito a sua produção.

Engana-se quem pensa que isso é válido apenas para indústrias e grandes empresas. O layout é aplicado também para micro e pequenos negócios, como quem trabalha com costura. Analisar onde estão as máquinas e por onde as pessoas circulam é, também, importante para gerar bons resultados.

O layout industrial pode ser a solução

Investir na melhora da produtividade sem grandes investimentos pode ajudar bastante, já que a capacidade de produção de um ateliê está diretamente ligada ao melhor aproveitamento do tempo de produção.

Confira abaixo mais vantagens quando se tem o layout certo.

Como otimizar melhor o seu espaço

A escolha do layout depende das características, quantidades e necessidades da produção:

Layout por produto: organiza as máquinas de acordo com a necessidade de produção. Dessa forma, não há intensa movimentação da costureira, sendo necessário apenas a correta disposição das máquinas.

Exemplo: disposição das máquinas de acordo com o produto: vestido, camisetas, calças, camisolas.

Layout por processo: oferece flexibilidade para diferentes produtos. Disponibiliza ferramentas e equipamentos numa sequência fixa, de modo a produzir uma série de produtos com finalidades diferentes.

Exemplo: a disposição das máquinas de acordo com os processos: modelagem, corte, costura e acabamento.

  • Para você, que deseja entender o mercado da confecção, acesse este artigo e saiba como funcionam as relações empresariais no ramo da confecção de produtos têxteis.
  • Confira no vídeo abaixo o espaço dedicado à indústria da confecção na Feira do Empreendedor e entenda como a união da indústria e do varejo é fundamental para o sucesso no segmento da moda. Fique atento às dicas para o seu negócio!

  • Confira o e-book que a equipe Sebrae preparou para você com os nichos da moda. Nele você encontra as principais características de cada nicho,  dicas para diferenciação no mercado e muito mais. Acesse e confira

 

Que tal continuar explorando?