Para facilitar o processo de compra para o cliente, o varejo utiliza um método de Gestão por Categorias, que significa dispor e relacionar produtos complementares. A ideia é organizá-los para ajudar os consumidores a encontrar o que procuram de maneira rápida e intuitiva, além de aumentar as vendas e a lucratividade do seu negócio.

Este método pode ser utilizado em:

  • Supermercados
  • Minimercados
  • Farmácias
  • Lojas de materiais de construção
  • Lojas de autopeças

Por que implantar?

Quando um consumidor, por exemplo, quer fazer um churrasco e encontra os materiais necessários próximos uns dos outros, isso amplia suas vendas e rentabilidade, fideliza os clientes e conquista novos, além de reduzir os custos da operação.

Metodologia

Para implementar o processo por categorias, é preciso considerar uma sequência de oito passos.

Tipos de categorias

As categorias são definidas com o agrupamento de produtos formados por itens complementares ou substitutos para atender as necessidades do consumidor. Elas são classificadas pelo papel que desempenham e pela sua capacidade de atrair clientes para a loja, sendo definidas como:

Destino: a loja é identificada pelo consumidor como o melhor lugar para a compra do produto. Ela fica em posição de destaque em relação a seus concorrentes, fazendo com que seja lembrada. Exemplo: carnes, vinhos e pães.

  • Rotina: fazem parte dessa categoria aqueles produtos que o consumidor identifica com a função de atendimento das compras de rotina do seu abastecimento normal do dia a dia. Exemplo: arroz e macarrão.
  • Ocasionais: representam aqueles produtos que têm grande oscilação de vendas durante o ano (vendas sazonais, de determinadas datas ou ocasiões). Exemplo: ovos de Páscoa e panetone.
  • Conveniência: para o atendimento aos desejos pontuais ou emergenciais de consumo. A participação do pequeno varejista nessa categoria reforça sua imagem como uma loja mais completa. Exemplo: pratos congelados, bebidas em geral, salgadinhos e guloseimas.

Quer saber mais? Acesse a cartilha abaixo e aprofunde seus conhecimentos

Que tal continuar explorando?